Mais uma vez o vereador Poneis (PSDB) está requerendo que a empresa Telefônica/Vivo renove o cabeamento telefônico no município. Ele explica que a empresa tem se empenhado, mas quanto à substituição, o serviço tem sido realizado aquém do necessário. O
vereador argumenta que o município possui diversos pontos onde a
intervenção é urgente, devido à precariedade dos cabos.

Em junho deste ano, o vereador encaminhou requerimento através do qual fez convite aos representantes da empresa prestadora do serviço para participar de debate. A ideia era discutir assuntos como a manutenção e substituição dos cabeamentos das linhas telefônicas já existentes, a morosidade nos serviços de instalação de telefones e internet e implantação de cabeamentos em novos bairros residenciais e industriais, além de investimentos na telefonia digital e internet.

Representantes da empresa compareceram à reunião designada e apresentaram informações. Dentre as obras previstas para 2013 estão ???alívios??? da rede telefônica, obras nos acessos Nova Odessa-Anhanguera, substituição de armário e trocas de elementos de rede, cujo investimento previsto é de R$ 336 mil. Até a ocasião, tinham sido realizadas 338 trocas de postes.

Quanto à disponibilidade de serviço de banda larga, a Vivo informou ter autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para explorar o Serviço de Comunicação Multimídia ??? SCM, não fazendo este parte do contrato de concessão (STFC). Caberia à empresa, portanto, uma análise de viabilidade e planejamento para a implantação do serviço. A informação é que neste ano foram ampliados acessos de banda larga em Nova Odessa, estando disponíveis 629 acessos.