No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado nesta sexta-feira, crianças e adolescentes do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do Salerno participarão de uma oficina socioeducativa que abordará, por meio de textos lúdicos, histórias em quadrinhos e produção de imagens, as formas de transmissão e prevenção às DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), em especial ao vírus HIV. A oficina será realizada das 8h30 às 9h30, com o público de 6 a 17 anos atendido pelo serviço municipal.
O assunto será tema de diversas atividades desenvolvidas durante todo o mês em outros CRASs e SCFVs (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) de acordo com agenda especialmente preparada pela Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, com o objetivo de informar e orientar a população.
???A saúde pública é preocupação constante do nosso governo e, neste dia de reflexão, aproveitamos o evento mundial para reforçarmos ainda mais nossas ações com relação à prevenção das DSTs ??? lembrando ainda que a testagem rápida de algumas dessas doenças é oferecida a todos os cidadãos, de forma totalmente gratuita???, disse o prefeito Luiz Dalben.
??rgão da Prefeitura de Sumaré, o Cresser (Centro de Referência e Saúde Sexual e Reprodutivo) é o serviço de referência no município para o tratamento e prevenção de DSTs, violência sexual e outras patologias infecciosas, além de contar com um CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que realiza os testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, gratuitamente.
Segundo o órgão, até a primeira quinzena de novembro, foram registrados 80 novos casos de HIV em Sumaré. Em todo o ano passado, foram 92 casos.
Juntamente com o Programa Estadual de DST/Aids/Hepatites, o Município oferece todo o tratamento ??? exames, medicações, dispensação de fórmula láctea ??? e conta com uma equipe multidisciplinar para atendimento e acompanhamento dos pacientes. O trabalho de prevenção ???extramuro???, com o deslocamento de alguns profissionais do ambulatório até eventos públicos, instituições ou empresas, e a oferta do teste rápido à livre demanda, também são atribuições do Cresser.
Outra ação desenvolvida pela Prefeitura é a atualização profissional dos colaboradores da Rede Municipal de Saúde. Durante todo o mês de setembro, os servidores participaram de uma série de treinamentos para testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites.
O CRESSER fica na Rua Jaciro Baldiotti, nº 350, no bairro Planalto do Sol, região central. O telefone para contato é (19) 3873-5463.