A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) ??? Unidade de Limpeza Pública, iniciou nesta segunda-feira (22) mais uma etapa do mutirão de limpeza na cidade, desta vez na região do Parque da Liberdade. Desde o início do mês, a equipe estava trabalhando na limpeza na região do Jardim Alvorada, de onde foram retiradas 56 toneladas de entulho e 18 toneladas de materiais inservíveis, segundo a Sosu.
Neste início de semana, o trabalho de mutirão de limpeza está na Rua Serra do Mar, no Liberdade. As equipes de volumosos e de cata-treco da Sosu vão passar pelo bairro para retirar das calçadas móveis e materiais inservíveis, além de limpar as vias e áreas públicas.
O trabalho realizado no município também visa conscientizar a população quanto ao descarte irregular, segundo o secretário da Sosu, Adriano Alvarenga Camargo Neves. ???Além de executar permanentemente a limpeza na cidade, a prefeitura intensifica o trabalho com a realização de mutirões e o suporte de seis ecopontos. Após a retirada dos entulhos e materiais inservíveis, os moradores devem manter as áreas limpas, livres de sujeira para que não haja riscos à saúde, com a infestação e proliferação de animais peçonhentos e mosquitos da dengue, e preservando o meio ambiente. O descarte irregular também é passível de multa e as áreas são monitoradas, inclusive algumas com câmeras, e existe ainda a ação do Grupo de Proteção Ambiental, o GPA, além dos fiscais???, alertou o secretário da pasta.
Os materiais inservíveis podem ser levados até os ecopontos do município, localizados no Parque Universitário (Avenida Gioconda Cibin), Jardim dos Lírios (Rua Seriemas, próximo à Garagem Municipal), Jardim Bertoni (Avenida Roma, esquina com Rua Madri), Jardim da Paz (Rua Estevão Carlos Vicentini, 175, no Residencial Dona Rosa), Antonio Zanaga (Rua Rayon Viscose, 209) e na Praia Azul (Rua dos Pinhais, 61, esquina com Rua Pantanal).
Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h. Cada morador pode descartar diariamente um metro cúbico de material.