A Prefeitura de Americana alcançou nesta semana a marca de 1 milhão de processos administrativos gerados de forma digital por meio da plataforma 1Doc, implantada há cinco anos dentro do programa Americana Inteligente. Somente entre janeiro e abril deste ano, foram registrados mais de 70 mil processos eletrônicos. Desde o início da digitalização, a economia estimada com a eliminação de documentos físicos chega a R$ 30 milhões.
O sistema permitiu que todos os trâmites administrativos, internos e externos, inclusive as demandas da população, deixassem de ser feitos em papel e passassem a ser totalmente digitais.
“O Americana Inteligente é um sistema integrado e padronizado que permite a tramitação de todos os processos da Prefeitura sem papel, desde um simples tapa-buraco até procedimentos mais complexos, como licenciamentos ambientais e aprovação de projetos. Ao mesmo tempo, promove a transparência, pois o cidadão consegue acompanhar em tempo real cada etapa do processo, inclusive pelo celular, em qualquer hora e lugar”, destaca o gestor do projeto e diretor da Unidade de Serviços Gerais, Eduardo César Samogim Spilla.
Atualmente, são mais de 1.000 serviços disponíveis à população, com uma média mensal de 42 mil acessos à Central de Atendimento 1Doc. Entre os benefícios da plataforma estão: eliminação do papel, redução de custos diretos e indiretos, fim da necessidade de armazenamento físico, maior segurança, sustentabilidade, organização e eficiência na gestão de processos, além da centralização das demandas em um único sistema.
O índice de satisfação dos usuários da plataforma é de 98,5%. Entre os fatores para esse resultado, está o avanço em agilidade e eficiência nas respostas às demandas proporcionadas pelo sistema.
A relação de serviços disponíveis pode ser consultada em americana.1doc.com.br ou no site da Prefeitura (www.americana.sp.gov.br), clicando em “Atendimento Digital”.