A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, está levando a nebulização contra a dengue para a região do Jardim da Paz a partir desta sexta-feira, dia 28, após a conclusão do trabalho de aplicação de inseticida com equipamento costal na região do Jardim dos Lírios, nesta quinta-feira (27). A estratégia complementa o mutirão de retirada de criadouros do mosquito.

A nebulização foi iniciada em 10 de março, em imóveis do bairro Cidade Jardim, antes de seguir para o Jardim dos Lírios. A definição das localidades cobertas pela aplicação de inseticida leva em conta os indicadores epidemiológicos, priorizando as áreas com os maiores volumes de casos no município. “Estamos utilizando diversos recursos visando o controle da dengue em várias frentes, seja no combate ao vetor, na mobilização social ou na área da assistência médico-hospitalar. Além disso, temos ampliado o nosso leque de parcerias junto aos setores públicos e privados, na luta contra a doença”, afirma o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Além da nebulização, realizada tanto com bombas costais (de casa em casa) quanto com uso de veículos, o município tem investido em diversas estratégias. Entre elas, a utilização de drones para identificar focos do mosquito em imóveis fechados, a distribuição de materiais informativos e a implementação de um sistema online com Inteligência Artificial (IA) para monitoramento dos casos em tempo real.

A cidade também fortaleceu a equipe de enfrentamento à dengue, contratando 24 novos agentes de promoção da saúde por meio de concurso público. Os profissionais estão passando por capacitação e atuarão no monitoramento de pacientes sintomáticos e na prevenção da doença nas unidades de saúde.

Vereador pede em mais bairros

O vereador Jean Mizzoni (Agir) reuniu-se nesta quinta-feira (27) com o diretor da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvisa), Antônio Donizete Borges, para discutir questões relacionadas à saúde pública, com foco especial na prevenção e combate à dengue.

Durante a reunião, o parlamentar relatou que foi procurado por moradores do Parque Novo Mundo, Terramérica, Parque Universitário e Nielsen Ville, preocupados com o grande número de casos de dengue na região. “Recebi informações sobre as ações que estão sendo realizadas na cidade e solicitei a aplicação de nebulização, além do trabalho porta a porta buscando identificar e remover criadouros e trabalhar na conscientização da população. Conto com a sensibilidade da equipe para que este pedido possa ser atendido com a maior brevidade possível”, comentou Jean.

Segundo Mizzoni, ele já havia solicitado a realização de fumacê na região, por meio da Indicação Nº 2072/2025, e tem feito um trabalho de fiscalização pedindo a limpeza de áreas públicas que, infelizmente, sofrem com o descarte irregular de lixo e entulho. “É um momento em que todos precisam fazer a sua parte para que este cenário possa mudar”, concluiu.

Americana segue oferecendo testes rápidos para dengue em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), conforme critérios estabelecidos pelo Plano de Contingência. A vacinação contra a dengue também continua disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h – com horário estendido até as 20h nas UBSs da Praia Azul e São Vito.

A campanha “Todos Contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”, que fortalece o PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) e mobiliza a população na prevenção da doença, conta com o apoio de diversas secretarias municipais, além da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), Diretoria Regional de Ensino, Defesa Civil, DAE (Departamento de Água e Esgoto), CPFL Paulista e outros parceiros.