O mercado de trabalho procura cada vez mais profissionais capacitados, criativos e dinâmicos. A demanda por esses profissionais se baseia no suprimento das necessidades dos clientes. O que acontece é que o mundo mudou e evolui, e junto dele as profissões também mudaram.Por exemplo, hoje ninguém mais faz curso de datilografia (para escrever mais rápido na antiga máquina de escrever), o computador trouxe tecnologia para essa e outras atividades no mercado de trabalho.As novas profissões se baseiam em habilidades (o que sabemos fazer) e competências (grau de acerto na execução das mesmas), vigentes no século atual.
Entre as profissões que chegaram pra ficar estão:
Analista de Redes Sociais ??? esse profissional monitora a imagem de uma empresa na Internet, desenvolve planos de comunicação e marketing, produz informações para as redes sociais.
Engenheiro de petróleo ??? trabalha na prospecção de petróleo, nas atividades de refino e na logística ??? transporte, distribuição e comercialização dos produtos.
Game designer ??? elabora roteiros, cria personagens e cenários de videogames.
Gerontólogo ??? garante a qualidade de vida dos mais velhos. Organiza rotinas domésticas, finanças e atividades sociais.
Consultor de sustentabilidade ??? estuda o impacto ambiental de um empreendimento e apresenta soluções para minimizá-lo.
Essas profissões estão relacionadas com o momento atual que vivemos: internet, tecnologia, envelhecimento da população entre outras coisas.Profissões retiradas da revista VEJA, de 22 de junho deste ano que trazia reportagem sobre 20 novas profissões.