?? no clima do eixo “Cultura de Paz” do Programa Saúde na Escola (PSE) que mais uma ação é destacada em alusão ao “Dia Municipal do Programa Saúde na Escola”. Na sexta-feira (17), a Emei “Jovelina Dias Mazucatto”, no Jardim Pérola, realizou o “Dia da Família na Escola” proporcionando momentos de reflexão, conhecimento e integração das famílias dos alunos com o trabalho desenvolvido pela equipe escolar. O objetivo foi de criar um vínculo e estabelecer um espaço de paz e unidade para o desenvolvimento do aluno.
O “Dia da Família na Escola” contou com atividades de interação entre a criança e a família. Juntos decoraram garrafas descartáveis para realizarem o plantio de bertalha, receberam orientações sobre a importância deste e outros alimentos saudáveis, realizaram o plantio para levarem para casa, visitaram a horta suspensa e o canteiro e degustaram um delicioso café preparado com alimentos que suprem várias vitaminas necessárias para o corpo, como pão de queijo de moringa, bolo de bertalha e suco de hibisco. Além da cultura de paz, o eixo “nutrição e alimentação saudável” também foi trabalhado.
O “Dia Municipal do Programa Saúde na Escola” foi instituído pela Lei Municipal nº 3.933, de 2017, em comemoração aos resultados exitosos do PSE em Santa Bárbara d’Oeste. Diversas ações realizadas entre os dias 13 e 17 de maio ganharam destaque por conta da data.
Implantado em Santa Bárbara em 2013, o PSE atua com 12 eixos em 53 escolas municipais, envolvendo mais de 15 mil alunos, entre crianças, jovens e adultos. Em 2018 foram realizados 71 mil atendimentos. Dentre os eixos estão a saúde vacinal, saúde bucal, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção de práticas corporais e cultura de paz. Neste ano o PSE foi ampliado com o projeto “Conhecendo a Unidade Básica do meu território”.