Projeto proíbe distribuição de animais como brindes em sorteios e rifas. A vereadora Kátia Ferrari (PV) protocolou, ontem (16), o Projeto de Lei 51/2023, que dispõe sobre a proibição de eventos que promovam doação de animais por meio de sorteio, brindes e rifas em Santa Bárbara d’Oeste. Caso seja aprovado, o projeto prevê multa no valor de 50 UFESPs, o equivalente a R$ 1.713, para quem desobedecer a essa lei.

Ainda de acordo com o projeto, tratando-se de animais silvestres nativos, sem comprovação de origem, a apreensão será imediata, sem prejuízo da multa prevista nem de sanções penais cabíveis. Além disso, os valores arrecadados com a aplicação das multas serão destinados a entidades responsáveis pela guarda dos animais apreendidos.

LEIA TAMBÉM: Vereadoras propõem protocolo ‘Não se Calem’ em SB

“A distribuição de animais, a título de brinde, presente, sorteio e rifas está na contramão de uma sociedade que busca cada vez mais o respeito com nossos animais, com os seres vivos, e em que buscamos um ambiente saudável, livre de crueldade, principalmente no entendimento de que animais não são coisas”, afirmou a parlamentar. “É inaceitável esse tipo de ação, distribuir vidas, como meras coisas ou objetos sem nenhum valor, apenas como objetos de qualquer natureza”, explicou.

Projeto proíbe animais brinde

Projeto proíbe animais como brindes – Foto Reprodução

Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento