Na segunda-feira (7) o vereador Renan de Angelo (Podemos) esteve na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para dialogar sobre o Projeto de Lei nº 24/2025, que trata da possibilidade de concessão de ‘naming rights’ em eventos, equipamentos e espaços públicos de Americana. A recepção foi feita pelo secretário Rafael de Barros e ambos conversaram sobre as áreas de inovação e tecnologia.
“Vim apresentar ao secretário Rafael essa proposta que será debatida na Câmara Municipal e que pode representar uma virada na forma como cuidamos dos espaços públicos da cidade. A ideia é unir o setor público ao setor privado, permitindo que empresas patrocinem equipamentos públicos em troca da exposição de suas marcas — tudo com transparência e benefícios diretos para a população”, destacou Renan.
O secretário Rafael de Barros apoiou a iniciativa. “É um projeto moderno, com potencial de atrair investimentos para o município. Temos que pensar em soluções criativas para manter e melhorar a infraestrutura pública sem aumentar os custos para a população. Parabéns, Renan, pela iniciativa e pelo ótimo começo de mandato”, afirmou.
O Projeto de Lei nº 24/2025 autoriza a Prefeitura de Americana a firmar contratos de cessão onerosa de direito à nomeação de espaços públicos — prática conhecida como naming rights. A proposta prevê que empresas privadas possam associar suas marcas a locais como ginásios, praças, teatros ou eventos, mediante contrapartida financeira ou realização de benfeitorias, respeitando critérios e prazos definidos em edital público. A proposta foi protocolada e esta tramitando na Câmara Municipal para análise e posterior discussão em plenário.