Maior partido do Brasil e há 10 anos comandando o país, o PT (Partido dos Trabalhadores) possui 1,1% do eleitorado tanto em Americana quanto em Santa Bárbara d’Oeste. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, Americana tem 1.895 filiações em situação regular e SBO, 1.526.
SEM PREFEITO, COM DEPUTADO – Americana há mais de dez anos tem seu deputado petista, Antonio Mentor, que bateu na trave em 2008 e foi o lanterninha no ano passado na disputa para prefeito. Ano que vem ele deve tentar o quarto mandato de deputado estadual. Partido de um homem só, PT em Americana praticamente não tem facções disputando o poder.
SEM DEPUTADO, COM POUCO PREFEITO – Sem nunca ter eleito um deputado e nem prefeito, o PT em Santa Bárbara viveu lampejos de força em 2012, quando o vice Luis Vanderlei Larguesa ocupou por duas vezes o Palácio no lugar de Mário Heins (PDT), afastado pela Justiça.
NUMEROSO, DIVIDIDO E FRACO – Tão numeroso quanto o irmão de Americana, o PT de SBO não anula o centralismo. Na cidade, pelo menos dois grupos se digladiam pelo poder. Na maioria das vezes, o grupo de Larguesa e Tonhão Salustiano, é derrotado pelo grupo de Mentor e Cristina. Para 2014, Larguesa que foi candidato a federal nas últimas duas eleições deve sair a estadual.