Na semana passada, o vereador Renan de Angelo (Podemos) participou de uma reunião com representantes da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) e de empresas de internet e telefonia para iniciar uma força-tarefa em Americana. O objetivo é retirar cabos inutilizados e irregulares que estão acumulados nos postes da cidade, causando poluição visual e colocando em risco a segurança da população.

“É um problema antigo e que vinha sendo ignorado. Agora, estamos dando um passo importante para resolver de forma estruturada. Esses fios abandonados nos postes representam riscos reais para pedestres, ciclistas e motoristas”, afirmou o vereador Renan.

A reunião definiu que a ação começará por alguns bairros da cidade, como Jardim Guanabara, Jardim Paulistano, Jardim Bela Vista e outros, com a expectativa de alcançar toda Americana nas próximas etapas. Além da retirada, as empresas envolvidas ficarão responsáveis pela destinação correta dos materiais, já que os ecopontos da cidade não aceitam esse tipo de resíduo.

Legislação

A legislação municipal estabelece que a responsabilidade pela gestão dos postes é da CPFL, que compartilha esse espaço com empresas de telecomunicação. Também foi deliberado que empresas clandestinas, que utilizam os postes sem autorização, terão seus cabos removidos durante o mutirão.

“Nossa atuação vai além da fiscalização, estamos trabalhando ativamente para criar um ambiente seguro e organizado para todos”. Gerivaldo Nunes – Consultor de Relacionamento com Poder Público

A proposta do vereador já repercute no estado. O deputado estadual Dr. Eduardo Moreira (Podemos) demonstrou apoio à iniciativa e pretende levar o modelo para outros municípios de São Paulo, orientando inclusive outros vereadores a replicarem essa ação.

“Quero agradecer a todos os envolvidos. Essa é uma conquista importante para Americana. Meu compromisso é continuar atento aos problemas do cotidiano e agir com responsabilidade para proteger a população e melhorar nossa cidade”, concluiu Renan de Angelo.

 

Leia + sobre partidos política regional

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP