Com capacidade de carregamento de 6 milhões de toneladas por ano, o Terminal Multimodal Rumo Logística, instalado na região da Área Cura, é o único no Brasil interligado com as 3 mais importantes malhas ferroviárias que cortam o Brasil. Os executivos da empresa visitaram a prefeita Cristina Carrara (PSDB) para mostrar os investimentos que já foram realizados e também dos interesses de ampliação dos negócios na cidade.
Desde que iniciou a operação em janeiro de 2010, a empresa que é o braço logístico da Cosan, aplicou R$ 1 bilhão em reativação de trechos ferroviários, áreas de armazenagens, em vagões e locomotivas. Só em Sumaré, o plano de expansão dos negócios prevê a contratação de 500 profissionais. Atualmente, a Rumo emprega aqui 250 pessoas sendo que, 70% do quadro de trabalhadores, são moradores da cidade. Trafegam por dia no terminal mais de 400 caminhões.
LEIA MAIS – SBO: Denis e Denso
???A prefeitura tem interesse em oferecer cursos de qualificação de mão de obra para atender demandas deste setor. Nossa ideia é facilitar estes investimentos privados para que possamos arrecadar com recolhimento de tributos e aplicar em serviços públicos, principalmente na área da saúde???, disse. A prefeita também pretende estabelecer parcerias com a companhia por meio do PROAC (Programa de Ação Cultural) e de outras leis de incentivo.
A Rumo é considerada a maior companhia do mundo em soluções integradas de transporte, armazenagem e embarque para commodities agrícolas. Uma nova reunião de trabalho entre a prefeita e os executivos da empresa foi agendada para tratar dos planos de ampliação da empresa.