A partir da próxima segunda-feira (18/2) funcionários da empresa Sime Prag do Brasil Ltda iniciarão as atividades de combate à dengue em Americana, complementando o trabalho que já é realizado pelos agentes que atuam no PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue). Entre os dias 12 e 14 de fevereiro um grupo formado por 22 trabalhadores passaram por treinamento, visando à integração com os agentes municipais. A empresa foi contratada por um período de seis meses, para visitar 40 mil imóveis a cada mês.
Dentre as ações previstas no contrato firmado com a prefeitura, os novos funcionários deverão realizar visitas de casa em casa, remover criadouros em operações específicas e também realizar aplicação de inseticida com equipamento costal motorizado. Todo o trabalho desenvolvido pela empresa será supervisionado pela coordenação do programa municipal, que ainda conta com 24 agentes concursados para realizarem, além das atividades de campo, trabalhos educativos.
Até o dia 13 de fevereiro deste ano, a vigilância epidemiológica do município havia registrado 36 notificações de casos suspeitos da doença. Desse total, dez foram confirmados e 19 tiveram resultado negativo, restando sete casos sob investigação. Dos casos confirmados, segundo a vigilância, nenhum paciente precisou ficar internado, apenas receberam tratamento específico e passam bem.