Utilizando-se de um sistema criado pelos próprios servidores, a Secretaria de Saúde de Americana vem buscando inovações visando aprimorar os processos de trabalho e dar celeridade aos atendimentos à população. Nesta quarta-feira (25), a Unidade de Tecnologia e Informação deu início a um workshop para expor a nova versão do sistema (Conecta Saúde) para os profissionais de enfermagem, farmácia, recepção e administrativo. As atividades serão realizadas até sexta-feira (27), isto porque 120 servidores foram inscritos e o auditório não comporta essa quantidade de pessoas no mesmo período.

Dentre os benefícios oferecidos pela nova versão está a possibilidade de informatização de praticamente todos os processos de trabalho, desde uma guia de encaminhamento do paciente até suas características físicas, facilitando e agilizando as informações e agregando dados para melhorias no atendimento geral.
Além disso, a nova versão torna o sistema ajustável, permitindo operacionalizá-lo por meio de equipamentos como tabletes, smarphones e notebooks. Durante o treinamento os servidores também receberam um novo manual de utilização, abrangendo todas as funcionalidades do sistema. Vários processos serão feitos por identificação do código de barras, como por exemplo, a identificação do paciente e seu agendamento, através do cartão SUS.
“Essa ferramenta é de fundamental importância para o processo de gestão, ela nos permite visualizar muitas informações ao mesmo tempo, possibilitando a otimização e consequentemente o planejamento das ações”, disse o secretário interino de Saúde, Gleberson Miano
De acordo com o subsecretário da Unidade de Tecnologia da Informação em Saúde, Agnaldo de Oliveira Júnior, o banco de dados desse sistema já possui mais de 15 milhões de registros, dentre eles o histórico do paciente, controle de medicamentos, materiais, entre outros.