Saúde/Inverno: “Alimentos que abraçam”

Professora de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina ensina como montar um cardápio aliado do bom humor e da disposição para os dias frios

O inverno chega e, com ele, o frio, os dias nublados e um sentimento recorrente: mais preguiça, menos ânimo e até uma tristeza inexplicável. Mas, segundo a professora Jaqueline Barbosa da Silva, do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, a resposta para enfrentar esse combo emocional pode estar no prato.

“Alguns alimentos funcionam como verdadeiros ‘abraços’ no nosso corpo e mente. Eles ajudam a manter o humor equilibrado, fornecem energia e ainda fortalecem o sistema imunológico — tudo o que precisamos nos meses mais frios do ano”, afirma a profissional.

 

saúde - inverno- alimentos

 

A especialista elencou os protagonistas do cardápio do bem-estar, como:

  • Triptofano (presente em banana, aveia, ovos e chocolate 70% cacau), que participa da produção da serotonina, o neurotransmissor do prazer e bem-estar;
  • Magnésio e selênio (encontrados em sementes e oleaginosas), que acalmam o sistema nervoso e reduzem a ansiedade;
  • Ômega-3 (salmão, sardinha, chia, linhaça), que atua na regulação do humor;
  • Vitaminas do complexo B e colina (gema de ovo, grãos e vegetais frescos), essenciais para a energia e o foco mental;
  • Vitamina C, zinco e ferro, que além de fortalecerem a imunidade, também contribuem para a disposição.

 

inverno -chocolate

 

Comer bem pode ser aconchegante

A especialista destaca que o segredo está em unir nutrientes essenciais a preparações reconfortantes. Chás de ervas como camomila, gengibre e canela, caldos com tubérculos e leguminosas e até doces caseiros são opções que aquecem o corpo e confortam emocionalmente.

“Não é preciso cortar o doce. Com equilíbrio, é possível matar a vontade de forma nutritiva e saudável, com mingaus, frutas com chocolate 70% cacau ou bolos com ingredientes naturais. Além disso, evitar longos períodos em jejum ajuda a controlar os impulsos alimentares”, completa.

 

 

Sugestão de cardápio para um dia de inverno com mais energia e leveza

  • Café da manhã: banana-da-terra cozida com ovo mexido e café com canela
  • Almoço: arroz, feijão, hambúrguer de lentilha, repolho assado com tahine e na sobremesa uma laranja pera
  • Lanche da tarde: mingau de aveia com cacau, castanhas e frutas secas
  • Jantar: caldo de abóbora com gengibre e grão-de-bico, acompanhado de granola salgada com sementes
  • Ceia: chá de camomila com casca de maracujá e banana amassada com aveia e semente de girassol

 

“Com pequenas escolhas diárias e um olhar mais acolhedor para a alimentação, é possível atravessar o inverno com mais equilíbrio, saúde e até felicidade”, finaliza Jaqueline.

 

Sobre a Faculdade Santa Marcelina

A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Estética e Cosmética. Além disso, há também a opção de cursos na modalidade de ensino a distância, que incluem Administração, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar e Gestão de Recursos Humanos.

 

Leia + sobre  saúde e beleza 

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP