Com a paralisação dos motoristas de ônibus nesta terça feira em Santa Bárbara d’Oeste, o prefeito Denis Andia (PV) se reuniu com o coordenador de transporte José Vladeir Truzzi, Paulinho do sindicato dos motoristas de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e região para resolver a situação.
Segundo o prefeito, ficaram acordados três pontos principais:
1 – Rescisão contratual trabalhista: Será apresentada uma proposta da Viba e Prefeitura para os funcionários até o dia 30 de setembro. Segundo Denis, juridicamente, toda responsabilidade de pagamentos dos funcionários é da empresa. “A prefeitura tem intervenção no sistema, mas é a Viba que realiza os pagamentos, nunca foi a prefeitura”, afirmou Denis.2 – Cobradores: Qualquer definição sobre a presença dos cobradores nos ônibus, será realizada mediante decisão coletiva – Viba, prefeitura e sindicato -. O prefeito lembrou que o edital prevê sistema eletrônico, o que não necessariamente dispensa o cobrador. 3 – Cobradores aos sábados: De acordo com Denis, existem cobradores que querem trabalhar aos sábados e existes os que não querem. A decisão ficará a critério de cada cobrador trabalhar ou não. Mesmo sem tarifa aos sábados, o trabalho do cobrador será facultativo.
O presidente do sindicato, Paulinho, afirmou que o que ocorreu nesta terça feira não foi uma greve, “não foi uma greve, foi um movimento para resolver os problemas que estamos tendo. Se o acordo não for cumprido até dia 30, vamos parar novamente sem avisar”.
Segundo Denis, a Sertran deve começar a operar no dia 1º de novembro.
O que ficou acordado foi levado aos trabalhadores, que já normalizaram as atividades.
Denúncias – Em relação às denúncias apresentadas pelo vereador Erb Uruguaio (PPS), Denis afirmou que “a empresa está absolutamente em ordem. Saúde financeira, jurídica, contábil. ?? nisso que temos que nos pautar”.