O presidente da Câmara de Santa Bárbara d???Oeste, Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (PV), decretou, hoje (29), luto oficial de três dias em função da morte do esportista e ex-vereador Alcindo da Rocha, o Zinhão. Internado no Hospital Santa Bárbara desde a última quarta-feira, Zinhão morreu nesta manhã, aos 83 anos, em decorrência de problemas cardíacos. O velório do ex-parlamentar está sendo realizado, desde as 14h30, no Velório Municipal Berto Lira, e o sepultamento será amanhã (28), às 10h30, no Cemitério Campo da Ressurreição
Zinhão foi vereador no Legislativo barbarense entre 1977 e 1982. Sempre integrado ao esporte no Município e apaixonado por futebol, foi presidente do União Agrícola Barbarense por duas gestões, inclusive no período em que o clube conquistou seu primeiro título, em 1967, na segunda divisão do Campeonato Paulista. Foi Zinhão também quem denominou a primeira torcida organizada de Leões do União, ainda em 1967, dando origem ao apelido Leões da 13, pelo qual o time é conhecido até hoje.
Além de presidente do União, atuou como diretor social do clube, proporcionando novas opções para a juventude com as promoções sociais nos finais de semana. Ainda na década de 1970, foi Presidente do Esporte Clube União Aparecida. Também foi diretor do Interior da Federação Paulista de Futebol durante a gestão de Eduardo José Farah.
Em 1995, Zinhão foi homenageado pelo então vereador Rubes Cunha com a ???Medalha Dona Margarida ??? A Fundadora???, em função dos relevantes trabalhos prestados ao Município na área esportiva. Voltou a ser homenageado pela Câmara em 2011, então pelas mãos do ex-vereador Anízio Tavares da Silva, na ocasião das comemorações dos 142 anos do Legislativo barbarense.