Serão abertas nesta segunda-feira (1º) as inscrições para o Projeto Recitar: a palavra em verso vivo de Santa Bárbara d’Oeste. As escolas, alunos e grupos barbarenses de teatro podem se inscrever, até dia 12 de abril, por meio do site www.santabarbara.sp.gov.br na aba Cultura e Turismo. O evento acontece de 6 a 9 de maio no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, enaltecerá poetisas na Categoria de Autora Consagrada e trará o tema “Migração” na Categoria Autor Barbarense.

O Projeto é voltado a estudantes barbarenses de Escolas Públicas e Particulares dos Ciclos I e II e do Ensino Médio e Técnico e grupos de teatro barbarenses. Com o objetivo de despertar e cultivar o interesse pelas obras poéticas da Língua Portuguesa e valorizar novos talentos literários barbarenses, o projeto é realizado pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino de Americana.

Edição 2019
 

As apresentações serão realizadas nos dias 6, 7, 8 e 9 de maio, começarão sempre às 19h30, exceto a da Categoria Infantil que será às 14 horas, e a Cerimônia de Premiação ocorrerá no mesmo dia logo após as apresentações dos esquetes da categoria em questão, sendo que:
 

Dia 6 (2ª feira) ??? Categoria Infantil, destinada aos alunos do 5º Ano do Ciclo I;

 

Dia 7 (3ª feira) ??? Categoria Juvenil, destinada ao Ciclo II ??? alunos do 6º ao 9º ano;

 
Dia 8 (4ª feira) ??? Categoria Ensino Médio e Técnico;

 

Dia 9 (5ª feira) ??? Categoria Grupos de Teatro.

 
Serão premiados com troféus de 3º, 2º e 1º colocados: os Melhores Declamadores de Poemas de Autores Consagrados, de cada categoria; os Melhores Declamadores de Poemas de Autores Barbarenses, de cada categoria; os Autores dos Melhores Poemas Barbarenses; os Melhores Esquetes dos Poemas de Autores Consagrados, de cada categoria; e os Melhores Esquetes dos Poemas de Autores Barbarenses, de cada categoria.

 
Serão entregues troféus também à Melhor Direção, ao Melhor Figurino, à Melhor Cenografia, à Melhor Sonoplastia, à Melhor Maquiagem e à Melhor Iluminação de cada categoria, não havendo nesses quesitos distinção entre os dois gêneros – para autores consagrados e barbarenses.