Santa Bárbara d´Oeste lidera na microrregião e é destaque na RMC (Região Metropolitana de Campinas) na gestão eficiente de recursos federais na área da Educação. O Município conquistou nota 9,40 no IdeGES (Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola) 2017, do Ministério da Educação (MEC). A pontuação considerada “muito alta”, de acordo com indicadores do Programa, é um reconhecimento ao fato do Município cumprir rigorosamente todos os critérios que garantem que a verba federal chegue ao destino final, as escolas municipais.
“Com muito zelo, dedicação e foco seguimos a determinação do prefeito Denis Andia, na qual o controle do dinheiro público se dá de maneira responsável e transparente. A referida nota nos enche de alegria e indica que estamos no caminho certo”, declarou a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.
Santa Bárbara d’Oeste ocupa a primeira colocação entre os municípios da microrregião, que inclui ainda Americana, Hortolândia, Nova Odessa e Sumaré, e terceira colocada dentre os 20 municípios da RMC. A avaliação envolve a gestão da Secretaria da Educação e das escolas municipais que devem cumprir normativas de adesão, cadastro, execução e prestação de contas, seguindo os prazos estabelecidos pelo Governo Federal. O MEC mensurou o desempenho de mais de 5.700 municípios.
O PDDE é uma verba anual do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público no Brasil.