A taxa Selic subiu a novo patamar recorde. O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central elevou, no início da noite desta quarta-feira (18), a taxa de juros básicos da economia de 14,75% para 15% ao ano.

A decisão, unânime, ocorreu em Brasília (DF) e foi motivada pelas incertezas econômicas e pela inflação acima da meta.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP

Selic (juros básicos) vai a 15%, recorde desde 2006

O aumento de 0,25 ponto percentual surpreendeu parte do mercado, que esperava a manutenção e até a redução dos juros.

Esta é a sétima alta consecutiva desde setembro de 2024, colocando a Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) no maior patamar desde julho de 2006, quando estava em 15,25% ao ano.

Banco Central emitiu nota sobre Selic

Em nota à imprensa, o Banco Central informou que deve manter a taxa no nível atual nas próximas reuniões, mas não descartou novos aumentos se os preços continuarem subindo.

O comunicado divulgado após a reunião destacou que a decisão visa assegurar a convergência da inflação para a meta de 3%, dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Atualmente, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumula alta de 5,32% em 12 meses, acima do limite superior da meta, que é de 4,5%.

Leia + sobre  economia, emprego e mercado