Os serviços públicos municipais de Nova Odessa serão mantidos normalmente no recesso de fim de ano, trazido pelos feriados de Natal e Ano Novo e pelos pontos facultativos municipais do dia 23 ao dia 31 de dezembro. Estão incluídos na lista dos essenciais os atendimentos de urgência e emergência das áreas de Saúde, Segurança, Trânsito e Defesa Civil, abastecimento de água e coleta de lixo, entre outros.
Nos 11 dias de recesso, entre quinta (23/12) e domingo (02/01), o atendimento prestado pelos órgãos não essenciais, administrativos e burocráticos da Prefeitura fica suspenso.
Assim, o serviço da Central de Atendimentos do Paço Municipal e demais balcões de atendimento administrativos e não essenciais (como as secretarias das escolas da Rede Municipal de Educação) se encerra no final do expediente desta quarta-feira (23/12) e retorna, nos horários normais, na manhã da primeira segunda-feira do ano novo, dia 03 de janeiro de 2022.
Uma opção de lazer que permanece aberta à população mesmo no recesso é o Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa, espaço público de lazer recentemente reorganizado e reaberto pela Prefeitura de Nova Odessa. O local arborizado com pista de caminhada abre diariamente das 6h às 18h, com exceção dos dias 25/12 (Natal) e 01/01 (Ano Novo e Feriado Mundial da Paz).
Confira abaixo os detalhes de funcionamento de cada setor público municipal.
SAÚDE E VACINAÇÃO
Na Saúde, o Ambulatório de Especialidades Médicas, as Farmácia Municipal, as novas Farmácias Básicas das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) 5 e 7 (Alvorada e Nossa Senhora de Fátima) as UBSs em geral fecham nesta quinta-feira e reabrem na primeira segunda-feira de 2022.
A vacinação contra a Covid-19 continua no recesso, mas apenas no prédio da extensão (antiga UR) da UBS 5 (Alvorada), que ficará aberta nos dias 23, 27, 28, 29 e 30/12, sempre das 7 às 19h, exclusivamente para esta campanha de imunização.
Já o atendimento médico de urgência e emergência no Hospital e Maternidade Municipal prossegue 24h por dia. As solicitações de transporte para o Hospital podem ser feitas pelo telefone da Central de Ambulância 192 ou pelo (19) 3476-8194, na recepção do Pronto-Socorro.
SEGURANÇA
Para as ocorrências de Segurança Pública, a GCM (Guarda Civil Municipal) atende 24h normalmente pelos telefones (19) 3466-1900 e 153. Já a Polícia Militar do Estado pode ser acionada pelo 190.
Chamadas para a Defesa Civil Municipal, em casos de desastres naturais como alagamentos, desabamentos, queda de árvores e outras, podem ser feitas a qualquer momento pelo número da Guarda Civil. A Defesa Civil também atende pelos telefones (19) 99523-6418 ou 99754-9260.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Não funcionam no recesso de fim de ano o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CAS (Centro de Assistência Social) e o Clube da Melhor Idade.
CRECHES E ESCOLAS
As creches e escolas da Rede Municipal não têm atividades presenciais ou administrativas neste recesso. As secretarias retornam ao trabalho no dia 03/01.
DEMAIS SECRETARIAS
As secretarias e diretorias de Habitação, Promoção Social, de Serviços Urbanos, Parques e Jardins, Segurança Municipal, Vigilância em Saúde, a Garagem Municipal, o Viveiro Municipal e as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Gestão Social, Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, Obras, Projetos e Planejamento Urbano, Educação e demais unidades do Paço Municipal também não abrem no período. Não funcionam no recesso Procon, PLT (Posto Local de Trabalho) e Junta Militar.
O Velório e o Cemitério Municipal de Nova Odessa atendem o público normalmente durante o recesso.
SANEAMENTO BÁSICO
A Coden Ambiental informou que não haverá expediente administrativo nestes dias. Já os serviços de captação, tratamento e distribuição de água, coleta, afastamento e tratamento de esgoto e de coleta de lixo vão funcionar normalmente.
Para casos de emergência, como falta d’água ou rompimento de redes de água ou esgoto, a Coden disponibiliza um plantão de atendimento. As ocorrências podem ser comunicadas ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) a qualquer momento, através do telefone gratuito 0800 771-1195.
O expediente retorna no dia 03/01, com atendimento presencial das 8h às 16h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 15h nas sextas. Outra opção nos dias úteis é o atendimento via WhatsApp (19 99599-7766), de segunda a quinta-feira, das 14h às 16h, e nas sextas-feiras, das 14h às 15h.