Imagem ilustrativa
Cinco bombeiros de Sumaré receberam um curso sobre ???Manejo de Animais Peçonhentos??? na última segunda-feira, na cidade de Americana. O treinamento foi uma solicitação do prefeito Luiz Dalben e o curso foi viabilizado pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, em parceria com o Primeiro Batalhão de Americana.
Os bombeiros de Sumaré tiveram contato com uma serpente e uma cobra ??? a jiboia e a urutu cruzeiro ??? e estão aptos a remover este tipo de animal peçonhento e a prestar os primeiros socorros caso algum morador seja picado. O treinamento foi ministrado pelo biólogo responsável pelo Parque Ecológico de Americana, Guilherme Guidolin Galassi.
VI UM ANIMAL PE??ONHENTO. O QUE FAZER?A primeira coisa a se fazer ao ver um animal peçonhento é afastar crianças e idosos, e em hipótese nenhuma acariciar ou tentar removê-lo do local. No caso de animais silvestres, como as cobras, a orientação é ligar para o Corpo de Bombeiros, no 193. Outra orientação é não matá-las, pois é proibido pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).
No caso de outros animais peçonhentos como escorpiões, é importante também acionar o Departamento de Zoonoses. Em Sumaré, o número é o (19) 3883-7486. Dependendo do caso, pode ser agendada uma visita e os técnicos orientarão os moradores sobre medidas de prevenção.