A Prefeitura de Sumaré realiza neste sábado, dia 13 de agosto, mais uma etapa da Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal 2016. Desta vez, as regiões atendidas serão Matão e Área Cura. Este será o terceiro sábado da força-tarefa municipal, fechando o cronograma itinerante da campanha. O atendimento no CRAS São Judas vai das 8 às 12 horas, no Campo de Futebol do Aclimação será das 13 às 16 horas, e nos demais locais, o atendimento acontece das 8 às 16 horas.
Devem receber a dose da vacina todos os cães e gatos a partir de três meses (machos e fêmeas), incluindo lactantes, cadelas prenhes ou no cio. Os cães devem ser devidamente transportados com guia de condução, coleira e, se necessário, focinheira. No caso de gatos, os donos podem utilizar caixas de transportes.
A raiva é uma infecção aguda do sistema nervoso central causada pelo vírus do gênero Lyssavirus (família Rhabdoviridae), podendo atingir todas as espécies de mamíferos, incluindo o homem. Sua transmissão acontece geralmente através da mordida e inoculação do vírus presente na saliva dentro da pele. A vacina é bastante efetiva em impedir o avanço da doença, quando administrada em tempo hábil e conforme recomendação.
No âmbito municipal, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2016 é organizada pelo departamento de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses e da Vigilância Epidemiológica.
A cada sábado, atuam na campanha cerca de 80 servidores municipais das secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Serviços Públicos, Desenvolvimento, Obras, Comunicação e Mobilidade (Setor de Transportes). 
Na Área Urbana, a campanha conta com mais de 35 postos de vacinação itinerantes ao longo de sua execução. Já a área rural será atendida de 1º a 11 de agosto, de acordo com cronograma estabelecido pela organização. Além dos postos montados aos sábados nas regiões da cidade, haverá um posto de vacinação permanente na Unidade de Vigilância de Zoonoses, localizada na Avenida da Saudade, s/nº, Centro, de segunda a sexta-feira, a partir de 15 de agosto, com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 16 horas.