Cerca de 150 pessoas participaram na manhã de sábado, dia 10, da VI Conferência Municipal de Igualdade Racial, promovida pelo COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial), em parceira com a Prefeitura de Sumaré. Além de discutirem o tema ???Racismo Institucional???, os participantes elegeram os representantes da sociedade civil para compor o conselho no próximo biênio.
Para abordar o tema proposto, a conferência contou com a participação do Dr. Ademir José da Silva, advogado, especialista em Direito Público e Tributário, presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil ??? OAB/Campinas e também presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa. Durante o evento os presentes também conferiram apresentações musicais, artísticas e culturais, além de roda de capoeira.
Para compor o COMPIR no próximo biênio, representando a sociedade civil, foram eleitos os titulares Vera Lúcia Ramalho, Daniel Estevan, Ricardo Henrique Ávila Lupe, Maria Dinorá Souza Ferreira, João Antônio Floriano Guedes e Zuleika da Consta Ferreira. Os suplentes são Alecsandro Alves dos Reis, Jaquelini Arnoni, Rodrigo José dos Santos, Rosimeire Xavier de Lima Medeiros, Edilma do Nascimento Sanches e Weverton Almeida de Brito.
???A conferência foi um momento muito importante de reflexão e discussão entre o Poder Público, sociedade civil organizada e a população em geral sobre políticas públicas que visem combater qualquer tipo de racismo e discriminação. Trabalhamos para garantir direitos iguais para todos, independente de raça, gênero, religião, e o debate com a comunidade é muito importante neste processo???, disse o prefeito Luiz Dalben.
Participaram da conferência os secretários municipais de Inclusão, Edson Cosme, e Comunicação, José Vilalon Filho, além dos vereadores Rubens Champam e Professor Edinho.