As tarifas de água e esgoto de Sumaré serão reajustadas em 2017. Os valores praticados pela Odebrecht Ambiental Sumaré serão alterados em decorrência da: revisão extraordinária do contrato de concessão (a partir de 02 de janeiro de 2017) e da reposição inflacionária (a partir de 02 de fevereiro de 2017).
 A revisão extraordinária é decorrente da antecipação das metas de tratamento de esgoto em função de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre a Prefeitura de Sumaré e o Ministério Público. Esse adiantamento de metas vai permitir que o município alcance 65% do esgoto tratado já em 2018 e chegue a 100% em 2022, seis anos antes do previsto. A reposição inflacionária visa recompor as perdas inflacionárias do último ano para a manutenção dos compromissos da concessionária Odebrecht Ambiental Sumaré S.A. (responsável pelos serviços no município) com a cidade. A revisão extraordinária será de 3,62% (três inteiros e sessenta e dois décimos) e o reajuste inflacionário, de 9,06% (nove inteiros e seis décimos), conforme abaixo:

A revisão extraordinária será aplicada em todas as categorias tarifárias e faixas de consumo. Já a reposição inflacionária, será aplicada em todas as categorias tarifárias e faixas de consumo, assim como sobre os demais serviços como: nova ligação de água, regularização de cavalete, ligação de esgoto, etc. Tanto a revisão extraordinária quanto a reposição inflacionária foram avaliadas e autorizadas pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), e consolidadas em reunião ordinária do Conselho Municipal de Regulação e Controle Social (CONRECO), realizada em 26/10/2016. A nova tabela de preços já está à disposição no site www.odebrechtambiental.com/sumare. Outras informações também podem ser obtidas na página da Agência Reguladora na internet: www.arespcj.com.br. As contas com os noves valores serão emitidas e entregues a partir do dia 02 de janeiro. Tarifa Social?? importante destacar que, mesmo com o reajuste, o benefício da tarifa social permanece no município. Ele foi criado com o início da concessão e chega a reduzir o valor da conta em até 40%. Para requerer a tarifa social, o cliente precisa procurar uma das lojas de atendimento da concessionária e atender alguns critérios como, por exemplo, ser beneficiário de algum Programa de Proteção Social do governo federal. Em caso de dúvidas sobre o reajuste, a população pode entrar em contato com a Concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. A empresa também disponibiliza atendimento presencial ao público em 03 lojas localizadas nos endereços abaixo. O funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h. o   Rua Emilio Leão Brambilla, 300, Vila Menuzzo, Centroo   Rua Maximiano Lopes, 202, Jd. Denadai, Área Curao   Av. Minasa, 1408, Vila San Martin, Matão