A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, e o secretário municipal de Educação, Paulo Pereira da Silva, oficializaram nesta sexta-feira, dia 12 de fevereiro, mais um convênio que vai oferecer 42 vagas de Educação Infantil para crianças de 0 a 3 anos na Região do Maria Antonia. A escola ???Multiplicando o Saber???, recém habilitada pelo Proeb (Programa Municipal de Educação Básica), está localizada em uma das áreas da cidade com maior demanda de vagas em creche para filhos de mães que trabalham.
O Proeb, mantido exclusivamente com recursos da Prefeitura, tem o objetivo de suprir a ausência de creches municipais por meio de parcerias com unidades particulares. Já as 42 novas vagas são fruto de remanejamento dentro do próprio programa, visando a ampliação de vagas onde elas são mais necessárias.
REMANEJAMENTO
Em dezembro de 2015, a Prefeitura publicou Chamamento Público convidando instituições privadas a se  cadastrarem junto à Secretaria de Educação, com o objetivo de aumentar a oferta de vagas em locais com o maior déficit, como a região do Maria Antonia e Matão. Somente no Maria Antônia, a Secretaria estabeleceu recentemente convênio com três escolas de Educação Infantil (???Pintando Futuro???, ???Multiplicando o Saber??? e ???Trenzinho da Alegria???). No total, contando as três unidades, o remanejamento aumentou em 128 o número de vagas nesta região.
Já no Matão, outra área com grande demanda, a Secretaria de Educação vem ampliando o número de vagas desde outubro de 2015. Desde então, são mais 224 novas vagas remanejadas nas escolas de Educação Infantil ???Gente Miúda II???, ???Carrossel???, ???Colorir e Aprender???, ???Raio de Luz??? e ???Centopeia???.
O Proeb é totalmente custeado com recursos municipais. Por ano, são investidos cerca de R$ 19,8 milhões. No início de 2013, eram 36 creches particulares conveniadas com a Prefeitura. Em 2016, já são 55 unidades. Isto também permitiu o incremento do número de vagas ???compradas??? em 26,7%, pulando de 3.359 para 4.258 alunos (de 0 a 3 anos) atendidos pelo programa municipal. Todas as vagas são para período integral.