Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Sumaré paga em dia e adiantado, não apenas os colaboradores municipais, mas também as creches conveniadas ao Proeb (Programa de Educação Básica).
O recurso para o pagamento das creches está incluído no orçamento do Município, porém, devido à inconscistências em alguns documentos, por falta da entrega desses documentos por parte de algumas escolas junto à Secretaria de Educação, o pagamento não pôde ser efetuado no 15º dia, data de vencimento do débito.
A Prefeitura se empenhou para regularizar a situação e, após essas inconscistências serem solucionadas, o pagamento foi feito nesta segunda-feira, dia 25. Apenas algunas unidades ainda não receberam o valor devido, por problemas na documentação das mesmas, mas a Secretaria de Educação trabalha para a regularização.
O PROEB é totalmente custeado com recursos municipais, sendo investidos cerca de R$ 26,6 milhões ao ano. Atualmente, são 65 escolas conveniadas com a Prefeitura, que atendem a 5.208 crianças. Em dois anos, o prefeito Luiz Dalben já aumentou 850 vagas no programa, atendendo 20% da demanda reprimida, e neste ano também há previsão para um novo aumento.