A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, anunciou esta semana a preparação de um mutirão voluntário de orientação contra o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Nos mutirões, que devem acontecer em alguns sábados de dezembro, janeiro e fevereiro, cerca de 300 voluntários vão percorrer  as ruas de cada região da cidade, conversando com os moradores e prestando informações sobre como eliminar, de dentro das casas e quintais, os chamados ???criadouros??? das larvas do mosquito Aedes aegypti.
Os voluntários serão treinados pela equipe responsável pelo trabalho antidengue na cidade, formada por servidores da Secretaria Municipal de Saúde. O treinamento deve acontecer no sábado, dia 5 de dezembro, de manhã, no auditório do Centro Administrativo de Nova Veneza. O primeiro mutirão deve acontecer no sábado seguinte, dia 12, e percorrer as ruas da Região do Matão.
Qualquer pessoa ou grupo interessado pode participar do treinamento e dos mutirões. Os voluntários serão divididos em duplas e receber um mapa, material informativo e uma identificação, de forma que cada dupla deverá percorrer um pequeno número de quadras a cada edição do mutirão. A prefeita Cristina e sua equipe buscam também o apoio de empresas da cidade na doação de material de apoio para os voluntários.
Além disso, destacou a secretária municipal de Saúde, Fauzia Raiza, o trabalho semanal dos cerca de 130 Agentes de Controle de Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde ??? que formam a equipe de combate à dengue da Prefeitura ??? continua normalmente, de segunda a sexta-feira, também abrangendo toda a cidade. Este trabalho recebe, eventualmente, o reforço de equipes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), um órgão do Governo do Estado de São Paulo.