Em celebração ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social de Sumaré promove até sexta-feira, dia 28, a ???Semana Municipal do Idoso???. A ação envolve uma série de atividades para os participantes dos grupos da Melhor Idade e também seus familiares, a fim de conscientizá-los sobre os direitos e responsabilidades previstos no Estatuto do Idoso.

hoje, quarta-feira, as famílias do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Área Cura participam do debate ???Idoso – Direitos e Deveres???. ??s 13 horas, haverá uma roda de conversa no CRAS São Domingos com uma advogada especializada em direitos dos idosos e as famílias referenciadas.
Na quinta-feira, dia 27, no período da tarde, no SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) Picerno, haverá socialização do grupo de idosos com o grupo de adolescentes, com entrega de lembrancinhas, leitura de poemas e contação de histórias. No CRAS Basilicata, também haverá integração da Melhor Idade com os adolescentes. Já na sexta-feira, dia 28, às 9 horas, no CRAS São Domingos, em parceria com o IBQ (Instituto Bem Querer), será apresentada a peça teatral ???Envelhecer sem Medo???, da companhia Caldeirão da Arte.
????? nosso dever, enquanto Poder Público e enquanto cidadãos de bem, garantir aos idosos a proteção à vida e à saúde, um envelhecimento saudável e em condições de dignidade. Temos de chamar a atenção da sociedade para este assunto e também conscientizar nossa Melhor Idade para que não permita qualquer tratamento desrespeitoso. Eles merecem nosso cuidado e gratidão???, disse o prefeito Luiz Dalben.
???Trabalhamos para oferecer diversas atividades esportivas, culturais e de inclusão social ao longo de todo o ano aos grupos da Melhor Idade, visando sempre à proteção da saúde e resgatando a autoestima dos nossos idosos???, reforçou o secretário de Inclusão, Edson Cosme.
???Além das oficinas e atividades realizadas nos núcleos descentralizados, temos também à disposição da nossa Melhor Idade o CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade) e o Centro de Longevidade, este último inaugurado no ano passado, onde nossos idosos recebem cuidados médicos preventivos, têm todo suporte clínico, psicológico e até mesmo nutricional para que vivam com cada vez mais qualidade de vida, mas, acima de tudo, se sintam cuidados e valorizados???, completou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Dalben.