Com demanda diária de 80 alunos portadores de necessidades especiais, o transporte escolar de Sumaré será reforçado com a inclusão de ônibus 100% adaptados para estes estudantes que apresentam mobilidade reduzida. Por determinação da prefeita Cristina Carrara, a Secretaria de Educação iniciou um processo de negociação com a concessionária do serviço de transporte para que o atendimento especial seja realizado.
A expectativa é que pelo menos 10 ônibus sejam incluídos no sistema de transporte escolar até o início do segundo semestre. A concessionária está adquirindo a frota para contemplar o município com o serviço, mas hoje a rede já conta com um ônibus 100% adaptado atendendo uma instituição da cidade. Além de elevadores, os ônibus possuem sistema de segurança especial, cadeira de rodas e monitores que os acompanham.
Desde o ano passado o município oferece o transporte por meio de vans improvisadas. O contrato de concessão com a Prefeitura de Sumaré não prevê a implantação deste serviço. Cada veículo transporta três alunos, além dos acompanhantes. Um micro-onibus da prefeitura também dá apoio ao serviço.
No dia 12 de abril a chefe do Executivo e o representante da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), Alexandre Brevigliere, assinaram um protocolo de intenções para implantação no município do Serviço Especial Conveniado Ligado. O projeto oferece transporte gratuito para pessoas com deficiências físicas ou que tenham mobilidade reduzida.