A Câmara de Sumaré aprovou por unanimidade o Projeto de Lei que institui a Semana Municipal do Ciclismo, proposta pelo vereador Dudú Lima (PPS). O PL nº 199/2018 recebeu 20 votos favoráveis durante a sessão ordinária ocorrida na terça-feira (9) e segue para apreciação do prefeito Luiz Dalben. Se o projeto for sancionado, Sumaré passará a comemorar a Semana Municipal do Ciclismo anualmente no mês de agosto, quando é celebrado o Dia Nacional do Ciclista, no dia 19.
De acordo com Dudú, os objetivos do projeto são expandir o uso da bicicleta, tanto na forma de exercício físico, quanto como meio de transporte; promover a conscientização da importância do ciclismo e da prática de esportes como instrumentos de qualidade de vida; fortalecer o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres, além de realizar campanhas, eventos educativos e esportivos, incentivando o uso da bicicleta.
???A bicicleta é um meio de transporte utilizado por muitas pessoas, tanto para chegar ao trabalho, escola, universidade, como em passeios entre amigos. Mas, além disso, o ciclismo pode ser usado para manter a forma física???, ressalta o vereador na justificativa de seu projeto.
Dudú ainda destaca que ???o crescimento do cicloativismo em Sumaré aponta um interesse da população na causa. Prova disso é que existem alguns grupos de ciclistas na cidade que reúnem pessoas comuns em prol do mesmo objetivo???, afirma.
Durante a Semana do Ciclismo, o Poder Executivo poderá promover palestras, eventos, ações e campanhas educativas de divulgação da importância do ciclismo. Membros da sociedade civil organizada que desenvolvam atividades ligadas à promoção do uso da bicicleta poderão ser convidados a participar da definição de critérios a serem adotados, bem como da organização dos eventos relacionados à Semana Municipal do Ciclismo.
???Esta iniciativa é de fácil viabilização por parte do Poder Público, que, somado à já existente movimentação popular do ciclismo, poderá aumentar ainda mais o número de bicicletas, em detrimento de veículos automotores, através de campanhas de conscientização da população, expondo os benefícios e as vantagens de sua utilização ao usuário e ao trânsito em geral???, finaliza o parlamentar.