A Secretaria de Saúde  de Sumaré firmou uma parceria com o DRS (Delegacia Regional da Saúde) VII, órgão vinculado ao governo estadual, para zerar a fila dos pacientes que necessitam de uma cirurgia de catarata. Nessa semana teve início a triagem dos pacientes cadastrados no programa de cirurgia eletiva que se submeterão ao procedimento. 
LEIA MAIS – Nova Odessa lança Campanha do Agasalho
Os exames pré-operatórios estão sendo realizados na UPA e até agora foram chamadas 120 pessoas. O agendamento é realizado pela equipe do Ambulatório de Especialidades por telefone. Sumaré conta hoje com uma demanda reprimida de pouco mais de 600 pacientes que aguardam atendimento há mais de um ano.
COMISS??O – A prefeita Cristina Carrara (PSDB) nomeou uma comissão da Saúde para realizar visitas técnicas em todas as unidades de pronto-atendimento do município. Ontem (11), essa equipe esteve na UPA e avaliou o fluxo de atendimento, procedimentos adotados no acolhimento dos pacientes, perfil do público recebido e também estrutura do local. 
A comissão foi criada no dia 28 de março e tem 60 dias para  apresentar uma proposta para reorganizar o setor mais carente da cidade. O objetivo é propor medidas para reorganização de processos, dados, acolhimento, além de avaliar metodologia de trabalho.