Nesta quinta-feira, dia 5, às 14 horas, o Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, recebe um concerto didático apresentado pela Orquestra Sinfônica Municipal de Americana. Com a participação do educador, dramaturgo e escritor Cícero Edno, será executada a obra “Pedro e o Lobo”, do compositor russo Serguei Prokofiev. A entrada é gratuita, sem necessidade de retirada prévia de ingressos, e a classificação é livre para todas as idades.
Voltado especialmente ao público infantil, o concerto tem como objetivo apresentar, de forma lúdica e interativa, os instrumentos que compõem uma orquestra. Na história, cada personagem é representado por um instrumento específico, permitindo que as crianças associem os timbres e sons à narrativa.
Esta é a segunda edição da apresentação em 2024. Em fevereiro, a peça foi levada à EMEF Florestan Fernandes, e agora contemplará alunos da EMEF Prof. Milton Santos, além do público geral.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini, a iniciativa é uma oportunidade de aprendizado e entretenimento. “O concerto didático une educação e fruição artística e a Orquestra Sinfônica eleva essa experiência com sua excelência. É uma honra tê-la como representante de nossa secretaria e da nossa cultura. Convidamos todas as famílias para uma tarde especial no teatro”, destacou.
Orquestra Sanfônica de homenageia Luiz Gonzaga
O show “Acácia Amarela”, um tributo ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, será apresentado pela Orquestra Sanfônica de Americana nesta quinta-feira, dia 5, às 20h, no Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana. Os ingressos, que custam R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia), terão a renda revertida para o músico Adelmo Nascimento, integrante do consagrado Trio Virgulino, que se junta ao grupo como vocalista na apresentação.
Com uma formação que reúne oito sanfoneiros, bateria, zabumba, triângulo, guitarra, contrabaixo e vozes, a Orquestra Sanfônica já levou seu repertório dedicado a Gonzagão para mais de 50 cidades, incluindo Limeira, Piracicaba e Araras. Criada em 2021, a banda se consolida como uma das principais difusoras do forró pé-de-serra na região.
Adelmo Nascimento, com cinco décadas de carreira no forró, foi convidado em fevereiro para integrar o projeto. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
O secretário Vinicius Ghizini destacou a importância da iniciativa: “Apoiar a cultura popular é um compromisso da administração Chico Sardelli e Odir Demarchi. Esta noite une música, solidariedade e tradição, e convidamos todos a prestigiarem e colaborarem com essa causa”, declarou.
Os ingressos estão disponíveis no site EntraViP, em www.entravip.com.br e na bilheteria do teatro, de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. O Teatro Municipal Lulu Benencase fica na Rua Gonçalves Dias, 696, Jd. Girassol.