Está disponível a partir desta quarta (1) no site da Prefeitura de Americana o edital para a contratação de 2 mil castrações de cadelas. A iniciativa é do vereador Guilherme Tiosso que conseguiu o feito junto ao prefeito Omar Najar.
A Prefeitura chegou a anunciar abertura de licitação para a aquisição de materiais para a realização de castrações químicas, porém, a pedido do ativista, o Prefeito determinou a revogação da compra.
A principal preocupação era sobre iniciativas de contenção do crescimento desordenado de animais na cidade, mas Tiosso apresentou para o prefeito a necessidade de uma campanha de castração cirúrgica no município e na tarde de hoje (1), o edital contemplando 2 mil castrações foi divulgado no site da prefeitura. Serão aproximadamente R$ 300 mil reais em investimento.
“Atendo prontamente a solicitação do vereador Tiosso pelo compromisso que ele tem com os animais da nossa cidade. ?? uma pessoa que se dedica a uma causa especial, e estamos só no começo. Vamos avançar na causa, eu agradeço ao Tiosso pelo empenho na luta pela defesa dos animais”, disse Omar Najar.
Segundo o edital, as castrações serão realizadas ao longo de doze meses e certamente a iniciativa vai conter parte do crescimento descontrolado da população canina, além de zerar a fila de cadelas para castração do Centro de Controle de Zoonoses ??? CCZ.
“?? uma iniciativa inédita em Americana, e ao mesmo tempo necessária. O prefeito demonstra mais uma vez o compromisso com a causa animal. Desde que assumi o mandato de vereador tenho lutado para esta realização, pois tenho visto a luta dos protetores em resgatar animais que estão abandonados justamente pela falta de controle da procriação. Se não estancarmos, a tendência é piorar. Essa é mais uma etapa importante que viabilizamos a favor da causa animal. Meus agradecimentos ao Secretário de Saúde, Dr. Gleberson Miano, que tem nos ajudado com essa questão, ao Prefeito Omar pela atenção à necessidade apresentada, e aos protetores que não deixaram de acreditar no meu trabalho”, finalizou Tiosso.