Uma a uma todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Santa Bárbara d’Oeste recebem o novo sistema de atendimento da Saúde. A partir de hoje, a UBS “Dr. Carlos Peres”, no 31 de Março, será a quarta a adotar a inovação, que permite ao paciente ser atendido no mesmo dia em que é acolhido na unidade. Nesta quarta-feira (28), o prefeito Denis Andia participou de reunião técnica no local, junto da secretaria de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, a exemplo do que ocorreu quando o modelo foi implantado em outras unidades.
Na ocasião, o prefeito Denis Andia ressaltou que a implantação do novo modelo é possível após a reestruturação de toda a unidade que duplicou de tamanho e foi totalmente reformada. “Foi um grande desafio para fazer toda a reestruturação dela. Vamos começar agora esse trabalho na UBS do 31 de Março que servirá de referência para toda a área central de Santa Bárbara. Esse passo importante não é dado ao Governo ou à Prefeitura e sim às pessoas da nossa cidade que vem aqui buscar o melhor para a vida delas. Esse novo modelo é um bom exemplo para inspirar outros municípios da região e do país”, disse.
Denis explicou ainda que com o avanço poderá trabalhar ainda mais pela Saúde até 2020. “Para se ter uma ideia, a procura nos Prontos-Socorros teve uma queda de 20%. Queremos fazer diferente do que é feito no Brasil, para que as pessoas cuidem da saúde e não da doença”, frisou. “Confio no trabalho de vocês para fortalecer esse vínculo com a comunidade e criar um sentido de resolutividade”, completou o prefeito.
A unidade atende moradores dos bairros 31 de Março, Angelo Giubina, Jardim Augusto Cavalheiro, Cabreúva, Conjunto dos Trabalhadores, Jardim Icaraí, Jardim Batagin, São Joaquim, Vila Diva, Vila Lola, Vila Oliveira e Terra Azul. O novo modelo prioriza a avaliação caso a caso e encaminha o paciente para atendimento com algum profissional da unidade no mesmo dia em que é feito o acolhimento. Também ocorre a prevenção com busca ativa para consultas e procedimentos, dentro do território de abrangência da UBS.
Antes da UBS do 31 de Março, outras três unidades receberam o novo modelo de atendimento na Atenção Básica. Na UBS do Jardim São Fernando, após 10 meses, já foram registrados 35.278 procedimentos. No Jardim Esmeralda, em pouco mais de seis meses foram registrados 33.350 procedimentos. Já no Planalto do Sol 2, que completou três meses de implantação do novo modelo na última semana, foram registrados mais de 11,7 mil procedimentos. A próxima unidade a adotar a inovação será a UBS do Mollon.