A Prefeitura de Americana promove nesta quinta-feira (26) um evento de reconhecimento às unidades da rede básica da Saúde pelo desempenho nos indicadores do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, utilizado pela pasta do governo federal como referência para o financiamento dos serviços prestados pelos municípios na atenção primária. A cerimônia no Teatro Municipal Lulu Benencase terá início às 9h30.

A Secretaria de Saúde vai divulgar as unidades contempladas com as honrarias no momento da premiação. Foram convidados ao menos quatro profissionais de cada unidade da rede municipal para representar os respectivos serviços, além de prestigiar a solenidade.

No evento, serão apresentados os números de cobertura do município sobre os sete indicadores que o Ministério da Saúde utiliza atualmente para o custeio da atenção básica:

LEIA TAMBÉM: Empresário de Americana precisa de doações de sangue

·         Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas (sendo a primeira até a 20ª semana de gestação);

·         Proporção de gestantes com realização de exames para Sífilis e HIV;

·         Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;

·         Cobertura de exame citopatológico (Papanicolau);

·         Cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente;

·         Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre;

·         Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Esses indicadores atuam sobre quatro linhas de cuidado na área da atenção primária: pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e condições crônicas. Serão agraciadas as unidades que obtiverem até o terceiro lugar no ranking geral para cada indicador avaliado.

“É com grande satisfação e orgulho que iremos consagrar esse mérito dos profissionais da atenção básica, por conseguirem obter excelentes indicadores ao município. Isso garante recursos e também o reconhecimento pela qualidade do serviço que é prestado à população”, afirma o prefeito Chico Sardelli.

“São números que devemos comemorar, porque traduzem tudo o que temos feito na área da Saúde, que é investir no elemento humano e também nos recursos materiais. Americana tem tido grande desempenho em vários indicadores e isso é motivo de muita alegria a todos nós”, afirma o vice-prefeito Odir Demarchi.

Americana conta atualmente com 20 unidades que compõem a rede de atenção primária e avançou significativamente nos últimos anos com novos investimentos na área. Em janeiro de 2021 a cidade contava oficialmente com dez equipes de Atenção Primária (eAP) e cinco equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). Em setembro deste ano, o município chegou a 23 equipes de Atenção Primária, 13 de Estratégia Saúde da Família e 17 de Saúde Bucal (eSB), totalizando 53 equipes homologadas pelo Ministério da Saúde.

“Esses resultados são fruto do investimento que o prefeito Chico e o vice Odir têm proporcionado na Saúde, bem como o trabalho incansável dos profissionais que atuam na rede básica. Quando assumimos, havia um grande déficit na rede, mas isso já foi superado. Agora nós estamos atuando para qualificar ainda mais os serviços. E quem realmente se beneficia com tudo isso é a população americanense, que merece uma saúde acolhedora, humanizada e sempre com melhor qualidade”, diz o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

“Os profissionais estão de parabéns pelos resultados alcançados. Isso demonstra o comprometimento das equipes e a seriedade com que lidam com os usuários. As coberturas estão avançando em todos os níveis e isso revela um panorama de melhoria da qualidade dos serviços que são oferecidos pelas unidades de saúde”, destaca a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.

Previne Brasil

O programa Previne Brasil foi instituído em todo o País em 2019 e começou a ser implementado em 2020. Ele é a principal modalidade de financiamento para os serviços básicos da saúde e, para isso, contempla indicadores para avaliação das ações no âmbito dos municípios e estados.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da atenção primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Em Americana, ele foi pactuado no Plano Municipal de Saúde em 2022, tendo como meta prioritária a qualificação da atenção primária em saúde. Desde então, o município vem investindo nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), através da aquisição de equipamentos de informática, capacitação das equipes de saúde, educação continuada e contratação de profissionais.

ubs-mathiensen-nova

Unidades de saúde recebem homenagem por metas de indicadores de desempenho

PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP