No IDSS (Índice de Desempenho em Saúde Suplementar) de 2015, referentes ao ano base 2014, a Unimed Santa Bárbara d???Oeste, Americana e Nova Odessa obteve nota final 0,8346 e ficou 6 pontos acima dos 0,7764 obtidos em 2014 (ano base 2013).
Esta avaliação feita pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) varia de 0 a 1 e cada operadora recebe uma nota que se enquadra em uma das 5 faixas. Com esta pontuação, a Unimed Santa Bárbara d???Oeste, Americana e Nova Odessa alcançou a melhor faixa (de 0,8 a 1).
Gráfico IDSS 2O IDSS é calculado a partir de indicadores definidos pela própria ANS. Esses indicadores são agregados em quatro dimensões (Atenção à Saúde; Econômico-Financeira; Estrutura e Operação; e Satisfação do Beneficiário), sendo que cada uma possui um peso diferente na formação da nota final.
O IDSS é um importante parâmetro para os consumidores de planos de assistência médica avaliarem sua operadora. Um dos motivos para a Unimed Santa Bárbara d???Oeste, Americana e Nova Odessa ter dado um salto no IDSS foi ter adequado os objetivos de seu Planejamento Estratégico às mesmas dimensões utilizadas pela ANS no IDSS. Esses objetivos, por sua vez, estão atrelados a indicadores da Cooperativa, que são acompanhados pelos gestores em reuniões periódicas.