Se existe um vício que causa constrangimentos e altos gastos, esse é o cigarro. Se você é um fumante, sabe bem como as coisas funcionam. Se está cansado de tentar parar com o cigarro e não consegue, acompanhe esse artigo e conheça as principais dicas para parar de fumar.

Atualmente, no Brasil existem aproximadamente 18,2 milhões de fumantes. ?? um número alto, mas, acredite, ele já diminuiu consideravelmente nos últimos anos. Os brasileiros estão tomando a consciência de que o fumo faz mal e devido a isso tem surgido muitos métodos para parar de fumar.

Pensando em ajudar essas pessoas que estão em busca de soluções e métodos para parar de fumar, criamos esse artigo com as dicas mais eficazes para que você consiga acabar com esse problema de uma vez por todas.

8 dicas para parar de fumar
Antes de começar com os métodos para parar de fumar, vale dizer que existem dois caminhos para se conseguir atingir essa meta. O primeiro deles envolve em cessar completamente o fumo, o que para algumas pessoas, pode ser muito difícil. O segundo consiste em diminuir a quantidade de cigarros até que pare definitivamente.

Acompanhe agora quais são os principais métodos para parar de fumar, de maneira simples e eficaz:

1.    Seja decidido
Você é o principal interessado em parar de fumar, afinal, é a sua saúde e o seu orçamento que estão sendo prejudicados. Logo, apenas você possui a capacidade de conseguir por um fim nesse vicio. Não será fácil abandonar esse hábito, por isso, é preciso que você esteja realmente decidido.

2.    Estabeleça uma data
Há pessoas que simplesmente conseguem levantar-se em uma manhã e parar de fumar. Mas, essas não são a maioria. Por isso, se você não conseguir desse método não se preocupe. Estabeleça uma data para parar de vez, e vá diminuindo o consumo diário até que chegue nessa data e você não esteja mais fumando.

3.    Esteja pronto para a abstinência
Pessoas que fumam demais, quando começam a diminuir ou param de vez, podem ser acometidas por uma série de sintomas desagradáveis, a conhecida abstinência. Esses sintomas podem ser:
???    Irritação;
???    Problemas com o sono;
???    Baixa concentração;
???    Problemas estomacais e intestinais;
???    Excessivo ganho de peso.
Saiba lidar com esses sintomas.

4.    Conte com o apoio de pessoas próximas
Parar de fumar é um processo longo, e quanto mais apoio você tiver dos seus familiares e amigos, melhor será para você. Peça aos fumantes que não acendam cigarros perto de você, ou lhe ofereçam. Parece pouco, mas ajuda muito.

5.    Mantenha-se muito ocupado
Manter a mente ocupada é uma das melhores saídas quando se parar de fumar. Sempre que tiver vontade de acender um cigarro procure algo para fazer. Leia um livro, faça uma caminhada curta, beba água…

6.    Fuja dos gatilhos para fumar
Alguns hábitos e situações nos deixam com mais vontade de fumar, seja estar na presença de pessoas que fumam, tomar um café, ou uma cerveja. Procure evitar essas pessoas, lugares e hábitos que lhe dão vontade de fumar, pelo menos nesse início.

7.    Invista em medicamentos
Hoje em dia existem muitos medicamentos dos mais variados tipos, capazes de ajudar a combater o vício de uma maneira muito eficaz. Você pode encontrá-los em forma de adesivos, gotas, gomas de mascar, comprimidos para chupar (como bala) e comprimidos comuns. Mas, lembre-se de buscar ajuda médica, pois a automedicação além de perigosa não é permitida na maioria desses produtos.
O Champix, por exemplo, é um medicamento muito eficiente conhecido por ex-fumantes. Converse com seu médico para que ele oriente você sobre as melhores opções existentes no mercado.

8.    Apele para cigarros eletrônicos
Se for necessário invista em cigarros eletrônicos. De acordo com algumas pesquisas, eles ajudam a reduzir o hábito de fumar. Se você estiver sentindo muita falta de segurar o cigarro, vale tentar.
Lógico que esses são apenas alguns dos muitos métodos para parar de fumar. Mas, de fato o mais importante nessa missão é realmente desejar eliminar esse vício e ter uma vida mais saudável, com mais dinheiro disponível.
Converse sempre com um especialista e não tente fazer isso sem a ajuda de amigos e da família.