O mundo da paquera e do namoro online é algo que está cada dia mais consolidado, tanto no comportamento como no estilo de vida da sociedade moderna. Hoje grande parte dos casais se conheceram online. Esta nova prática tem dois lados de uma moeda: ao mesmo tempo que aumenta a possibilidade de encontrar novas pessoas ao toque de uma tela, também diminui o desejo de se comprometer com apenas uma pessoa, já que as opções são muito variadas. Devido a este fato, novos conceitos foram formados ao longo dos mais ou menos últimos 20 anos em que esta prática se tornou mais habitual e até frequente. Abaixo mostramos algumas novas palavras para você adicionar (ou não) na sua vida amorosa digital:
1. Benching Este é um novo termo, que pode ser considerado ainda pior do que o famoso Ghosting, já que nele a pessoa não tem mais nenhum interesse em continuar saíndo com você, ou seja tendo uma interação física, mas mantém uma interação digital, então vocês ainda se falam por mensagens e por telefone, mas nunca se veem. De uma certa maneira, a pessoa está te deixando no banco de espera, pensando se um dia você pode entrar no jogo ou não. A pessoa faz o mínimo de esforço o possível apenas para te manter por perto, mas sem a intenção de ter nada sério.
2. Ghosting Este é um termo conhecido, você conhece uma pessoa via internet, conversam pelo chat, combinam de sair, se encontram algumas vezes, podem ou não ter trocado alguma intimidade, e tudo vai bem, até que a pessoa desaparece, para de responder suas mensagens, suas ligações e não marca mais encontros. Isso acontece mais vezes do que imaginamos e por inúmeras razões, mas basicamente cada uma delas significa uma mesma coisa, a pessoa não quer nada sério, pelo menos naquele momento.
3. Preating Isso é uma forma de traição, mas que ainda não se consumiu fisicamente, com beijos e outras demonstrações físicas, mas no campo emocional já está acontecendo. O preater já vai estar conversando com outras pessoas, já vai estar também emocionalmente conectados a elas, tendo uma espécie de relacionamento ainda quando comprometido em outro.
4. Orbiting Esta é uma das atitudes mais esquisitas do mundo da paquera digital, já que a pessoa vai ignorar suas mensagens e suas ligações, até mesmo te bloqueando, mas vai se manter super ativa em suas redes socais, estando realmente ligada em tudo o que você faz e atualiza nelas. Muitas das pessoas que fazem isso não tem ideia do que elas estão fazendo. Ou seja, elas estão ao seu redor, mas sem chegar muito perto.
5. Cuffing seasonEste é um termo para uma temporada na qual as pessoas procuram mais por relacionamentos amorosos, tal como o outono e o inverno, para ficar juntinho debaixo de cobertas com mais atividades indoors do que outdoors. As pessoas usam os aplicativos de relacionamentos amorosos online como Badoo, por exemplo, com muito mais frequência, até encontrar alguém para fazer companhia neste período difícil de dias frios. 6. Stashing
Este também é um novo termo no qual, você está em um relacionamento sério com uma pessoa que conheceu via internet, mas você não a apresenta para nenhum amigo ou familar. Vocês tem algo sério, mas que só existe entre vocês dois, é como se fossem vidas duplas que não se misturam.
7. Sexting Este é um termo bastante popular, já que muitas pessoas já praticam este tipo de sexo, mas por mensagens de textos, além disso, pode também receber fotos, vídeos e audios. Nele, cada parte do casal vai se estimulando e estimulando o outro tudo pelo meio do conteúdo compartilhado.
8. Catch and releaseEsta é uma expressão que define um comportamento, que é bastante comum, em que a pessoa faz de tudo para te conquistar e quando consegue, ela simplesmente perde o interesse, o que para a vítima é extremamente confuso.
9. BreadcrumbingMas uma expressão de comportamento, no qual a pessoa se mostra super interessada via chat e telefone, tendo várias ideias para encontros e para planos futuros, mas no fundo não tem nenhuma intenção de marcar nenhum deles. ?? como se deixasse uma trilha de migalhas de pãozinho, deixando a pessoa literalmente catando migalhas.
10. SidebarringIsto significa ficar na internet enquanto está na presença da paquera online. Segundo pesquisas, quase 70% das pessoas fazem isso diariamente. Para evitar, deixe o telefone de lado e preste atenção na pessoa que está perto de você!
11. MarleyingIsso acontece quando alguém que você conheceu via online e teve um relacionamento, seja breve ou longo, só entra em contato em você na época de final de ano, quando a pessoa se sente mais sozinha e está precisando de companhia.
12. Zombie-ing Este é um termo para aquela pessoa que fez ghosting em sua vida e do nada volta, como um morto-vivo. A presença desta pessoa é bem superficial, pode ser apenas com um oi em mensagem de texto ou ainda alguns comentários, curtidas e compartilhamentos em suas redes sociais.
13. Sunday night feverTodos os domingos, as pessoas se sentem mais solitárias se não tiveram um bom final de semana como elas haviam planejado, sem nenhuma grande programação ou um grande evento. Dessa forma elas tendem a passar as noites de domingo em sites e aplicativos de relacionamentos tentando encontrar um parceiro.
14. FreeclimbingEsta é a atividade de procurar várias informações sobre a pessoa de forma a tentar descobrir o máximo sobre ela. Nesta atividade o Google é o seu melhor amigo, e você tem que tomar o máximo de cuidado para não curtir uma foto antiga, por exemplo. Esta é uma missão bastante perigosa, já que é preciso ser inteligente para descobir tudo, mas também não deixar rastros.
15. HauntingSe você percebeu que o seu ex não para de olhar para as suas atualizações nas redes sociais é porque ele está tentando voltar para a sua vida como um fantasma do passado, e aí cabe a você decidir o que você quer fazer, deixá-lo voltar ou eliminar de vez o contato.
16. CushioningEsta é uma prática realizada para quem está num relacionamento e está já se preparando para o final, então a pessoa passa a conversar com outras pessoas de forma digital para já ter outras opções e o término não ser tão dolorido.
17. CatfishingEste é o nome para algo bem sério que acontece com mais frequência do que imaginamos no mundo da internet: pessoas que enganam outras pessoas e começam relacionamentos virtuais. Neste caso, a pessoa vai criar uma identidade totalmente falsa para enganar e conseguir o que deseja, o que pode ser desde atenção até algo mais sério.
18. KittenfishingUm pouco menos intenso do que o caso acima, neste você se apresenta de uma forma mais positiva, editando alguns fatos de sua vida, tanto em forma de textos como em forma de fotos. Você poderá mentir sobre sua idade, seu trabalho, sua altura, seu peso, sua história, e também os seus hobbies.
19. Slow fadeEsta também é uma forma de desaparecer da vida da pessoa, mas de maneira mais gradual e menos impactante, aos poucos. A pessoa para de responder as mensagens, não atende mais ligações, desmarca encontros e não tem pressa de marcas outros, tudo isso para evitar uma boa conversa e terminar o relacionamento.
20. Pre-cheatingA traição também é uma questão bastante presente no meio dos aplicativos de relacionamentos amorosos, já que ao conhecer uma pessoa nova, você pode traí-la de forma digital, o que não é considerado uma total traição. Nela você vai curtir foto de outros pessoas, deixar comentários, mandar mensagens e continuar olhando para o que está disponível no mercado.
As pessoas que usam esse vocabulário e também realizam essas práticas afirmam que: ?? preciso manter as opções abertas para não cometermos o erro de escolher a pessoa errada. Ou ainda, mesmo que a gente comece a sair com uma pessoa legal, o pensamento que fica é: ‘será que tem outra pessoa melhor ainda que eu estou perdendo?’.Tudo isso leva a um aumento do sentimento de frustação e de desapontamento, mas há formas de se prevenir desse tipo de comportamento e de estilo de vida, o qual não é nenhum pouco saudável. As pessoas estão se envolvendo com mais pessoas, mas de forma mais superficial, ao invés de se envolverem com uma única pessoa de uma forma mais profunda. Se você acha que você está passando por alguma situação assim, os conselhos são: tente marcar um encontro para os próximos dias, nem que seja um café rápido. Se a pessoa não for é hora de partir para outra. Sabemos que o mundo da paquera e do namoro online não é algo fácil, mas é preciso cuidar de si primeiro e colocar a autoestima lá em cima para entrar nesse munto. Quanto mais você se cuidar melhor, tome muito cuidado para não entrar em situações que você está colocando a corta no pescoço sozinho(a). Se a pessoa não está te tratando como você gostaria procure por alguém que fara isso por você! Esperamos que este vocabulário te deixe mais atualizado com o que está acontecendo. Não deixe de comentar este artigo com suas ideias e suas experiências em relacionamentos digitais e também compartilhe com todos que precisarem!