As vendas de computadores pessoais no Brasil no ano passado caíram 2 por cento sobre 2011, para 15,5 milhões de unidades, informou a empresa de pesquisas IDC ontem (19). Nesse cenário de queda nos volumes, a expectativa do IDC é que as vendas caiam 7,2 por cento em 2013, para 14,4 milhões de unidades.
Durante o quarto trimestre, as vendas totalizaram 3,7 milhões de unidades, queda de 8% sobre trimestre anterior, desapontando em um período que geralmente tem vendas mais fortes, apurou o IDC em relatório trimestral. Os equipamentos portáveis, laptops, foram a maioria, com 59% do total, enquanto os computadores de mesa, ou desktops, representaram os 41% restantes.
“A queda se deu porque muitos varejistas ainda tinham estoques dos trimestres anteriores, formados com base no otimismo do início do ano em relação à economia do País”, afirmou Camila Pereira Santos, analista de mercado do IDC Brasil, em nota à imprensa. Também ajudou nessa queda o fato de que o usuário doméstico, que durante 2012 representou 66,6% do mercado total de computadores, optou por dispositivos mais baratos como tablets e smartphones, disse o IDC.
A Positivo Informática já havia anunciado em seu balanço de resultados vendas estáveis em 2012.O Brasil é o quarto mercado mundial de PCs em número de vendas, atrás de China, Estados Unidos e Japão, segundo o IDC. (Reuters)