Uma alternativa ao programa Bolsa Creche, que seja viável para a Prefeitura e agrade às mães. ?? o que busca o vereador Antonio Alves Teixeira, o professor Antonio (PT), autor de requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre a possibilidade de transformação do Bolsa-Creche em auxílio às mães. Diretor de uma unidade municipal e membro da Comissão de Educação da Câmara, Antonio acredita que deixando as crianças nas casas com as mães através do auxílio pode também equacionar o déficit por vagas.
O parlamentar citou que a sugestão é decorrente de inquérito instaurado pelo MPE (Ministério Público Estadual) para apurar a falta de vagas em creches de Campinas.
De acordo com o vereador, uma parte considerável das mães prefere cuidar dos filhos em casa, mas não o faz porque precisa trabalhar e ganhar dinheiro. O petista solicita que a Administração Municipal ‘coloque na ponta do lápis’ para comparar a soma dos gastos com as crianças nas creches e concedendo bolsa para ficar em casa ao lado da mãe.
Após replanejamento de vagas e investimento em obras de ampliação e construção de unidades escolares, a Secretaria de Educação de Nova Odessa criou 350 novas vagas para alunos em creche. Com a ampliação das vagas municipais, conseguiu ainda reduzir o número de alunos que utilizam o Bolsa-Creche, gerando uma economia de 34%, ou R$ 396 mil se comparado ao ano passado. De 354 alunos atendidos em 2013, passou a 210 este ano.