Vereadores protocolaram na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento solicitando informações do Poder Executivo sobre o contrato entre a prefeitura e a empresa responsável pela administração do sistema de estacionamento rotativo do município, a “Área Azul”. Assinam o documento Fernando da Farmácia (PDT), Leco Soares (Podemos), Lucas Leoncine (PSDB), Silvio Dourado (PL) e Vagner Malheiros (PSDB).

De acordo com os parlamentares, durante os estudos do contrato firmado entre a prefeitura e a empresa, surgiram dúvidas sobre a prestação do serviço de implantação, operação e manutenção de estacionamento rotativo público. As reclamações de motoristas usuários do sistema também motivaram a elaboração do documento.

No requerimento, os vereadores questionam se os valores que a concessionária ficou obrigada a pagar a título de outorga inicial foram integralmente cumpridos, em quais datas foram pagos e onde foram aplicados os recursos. Perguntam também se a empresa está cumprindo com o repasse mensal e para onde estão sendo destinados os recursos.

Os parlamentares citam ainda reclamações dos motoristas sobre a cobrança do estacionamento de motocicletas e da possibilidade de se realizar campanhas para esclarecimento das regras de funcionamento de cobrança da Área Azul, como as regras para quinze minutos de tolerância.

Também baseados em reclamações de usuários, os vereadores questionam sobre o custo das tarifas. “O maior valor praticado em toda a região afasta muitas pessoas do comercio central, além de dificultar para quem vai a consultórios médicos e hospitais. Existem diversas reclamações sobre falta de manutenção das máquinas de pagamento do estacionamento rotativo, pessoas que não conseguem fazer o pagamento por cartão por não reconhecerem as teclas para digitação da senha e outros problemas”, apontam.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (5).