O fechamento da unidade de fios de viscose da Vicunha Rayon Têxtil, em Americana, e a demissão de 300 trabalhadores foi um dos temas abordados em reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Têxtil e de Confecção, realizada hoje (03/09) na Assembleia Legislativa de São Paulo, com coordenação do deputado estadual Chico Sardelli (PV). Ele informou que será marcada uma agenda com a Frente Nacional Têxtil, em Brasília, para dar encaminhamento a esse assunto.
 
???As questões que envolvem o setor têxtil são nacionais, mas afetam diretamente as indústrias da nossa região. Os resultados são negativos e acontecem localmente. Lamentavelmente são mais 300 famílias que passam a enfrentar o problema do desemprego. A falta de competitividade ocorre por problemas causados fora das empresas, como a decisão do governo federal em negar salvaguardas para o segmento têxtil. Por isso precisamos discutir algumas questões em Brasília???, explicou Sardelli.
 
Outro item da reunião foi a reivindicação apresentada ao governo estadual para redução do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) no varejo, calculado sobre o valor das aquisições de produtos (têxteis, confecções, calçadistas e artefatos de couro) fabricados no Estado de São Paulo, adquiridos diretamente das indústrias paulistas. Esse foi um dos pedidos que a Frente Parlamentar levou ao governo para análise técnica, mas ainda não houve uma resposta. Sardelli solicitará o agendamento de uma reunião na Secretaria da Fazenda para novamente colocar o tema em discussão.
 
???Essa medida só traria benefícios, como a redução de preços ao consumidor fina, a geração de empregos e restabelecer a competitividade dos nossos produtos em relação àqueles produzidos em outros Estados. Esse é o primeiro passo para a preservação dos setores industriais têxtil/confecções e calçadista/artefatos de couro e o comércio varejista, tão importantes para a economia do Estado???, comentou.
 
Também participaram da reunião o deputado Antonio Mentor (PT), o presidente do Sinditêxtil-SP, Alfredo Bonduki, o presidente do Sindivestuário, Ronald Moris Masijah, o presidente do Sindicato Têxtil de Santa Bárbara d´Oeste, Cláudio Peressim, o secretário de Desenvolvimento de Americana, Luiz Carlos Martins, o primeiro vice-presidente do Sinditec, Leonardo José Sant´Ana, o primeiro secretário do Sinditec, Antonio Pilotto, entre outros representantes de entidades têxteis, de confecções e de calçados.