Um recente estudo realizado com mais de 55 mil pessoas constatou que quem tem um familiar com doença cardiovascular possui um risco 91% maior de desenvolver esse tipo de enfermidade, como infarto e derrame (AVC), que a população em geral.

Sim, é isso mesmo que você leu! Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, o fator genético tem um peso MUITO importante no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que são, por sua vez, as que mais matam no mundo.
Apesar desses dados, é possível reverter a situação e viver uma vida saudável. O mesmo estudo constatou que as pessoas com histórico familiar de doenças cardiovasculares podem reduzir o risco de desenvolverem essas enfermidades com um estilo de vida saudável, que inclua prática de atividade física, dieta balanceada, manutenção do peso ideal e abolição do fumo. Com essas mudanças, é possível reduzir as chances em 51%! Além disso, é importante ressaltar que o estudo não levou em consideração o controle da pressão arterial e do colesterol, atitudes que com certeza aumentariam ainda mais essa porcentagem.
O Dr. Daniel Benitti ressalta que o check-up vascular é fundamental para identificar fatores de risco de doenças cardiovasculares e diagnosticar enfermidades que já estão instaladas no organismo, mas que ainda não se manifestaram, como colesterol alto, diabetes e hipertensão. ???O tratamento dessas doenças impacta consideravelmente na qualidade de vida das pessoas???, indica.