Para muitos estudantes da rede particular, o ano letivo começa nesta segunda-feira, 30. A região de Campinas tem cerca de 2 milhões de estudantes na rede particular, de acordo o Sieesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo.

Na Escola Integrada Educativa, em Sumaré, são 1.200 alunos que retornam às aulas na próxima semana. Para ajudar na adaptação dos estudantes, a primeira semana de aula terá atividades especiais, principalmente para os pequenos que estão no Ensino Infantil.
Valéria Frezzarin Faé, diretora da Escola Integrada Educativa, observa que é importante os pais estimularem a confiança do filho, principalmente dos menores. “Os pais podem passar esta confiança em diversos momentos no período que antecede a volta às aulas. Por exemplo: os pais podem preparar o uniforme, o material escolar e lanche junto com a criança”, exemplifica Valéria. Para evitar o estresse do trânsito e possíveis atrasos, a dica para os primeiros dias de aula é sair de casa mais cedo. “Os pais e os alunos podem aproveitar este tempinho extra para conhecer a sala de aula, conversar com a professora e rever os amigos. Na volta para casa, converse com o seu filho e pergunte detalhes do dia. Isto vai estimular a criança, que ficará empolgada em voltar no dia seguinte”, orienta Valéria. A adaptação, principalmente dos alunos menores, não costuma ser imediata. E por isto exige paciência e tranquilidade, tanto dos pais como das crianças.