Wicked e A Substância- Recentemente, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar 2025, cuja cerimônia ocorrerá em 2 de março. Entre as principais categorias da premiação, estão Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Original, além de modalidades técnicas como Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Design de Produção.
A disputa pelo Oscar de Melhor Filme é acirrada, com dez produções concorrendo ao troféu. São elas: “Anora”, “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido”, “Conclave”, “Duna: Parte 2”, “Emilia Pérez”, “Ainda Estou Aqui”, “Nickel Boys”, “A Substância” e “Wicked”. Muitos desses títulos também receberam nomeações em outras categorias importantes.
Entre os destaques, “Emilia Pérez” lidera com 13 indicações, incluindo Melhor Direção (Jacques Audiard) e Melhor Filme Internacional. Já “O Brutalista” concorre em dez, como Melhor Direção (Brady Corbet) e Melhor Fotografia. “Wicked” se evidencia com nove nomeações, entre elas Melhor Atriz (Cynthia Erivo) e Melhor Atriz Coadjuvante (Ariana Grande).
Outros candidatos ao prêmio máximo incluem “Conclave” e “Um Completo Desconhecido”, que também se destacam com oito aparições na lista, e “Anora”, com seis contemplações, entre elas Melhor Direção (Sean Baker) e Melhor Montagem. Ademais, “A Substância” e “Duna: Parte 2” disputam em cinco.
Além disso, “Ainda Estou Aqui” também concorre a Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres), e “Nickel Boys” recebeu duas indicações, com Melhor Roteiro Adaptado, além da principal.
Wicked na ponta
De acordo com um estudo da Agência Conversion, que analisou a média de buscas mensais no último ano pelos filmes da categoria principal no Google, “Wicked” e “The Substance” lideram como os mais procurados globalmente, cada um com aproximadamente 1,3 milhão de buscas.
Em seguida, “Duna: Part 2” alcançou 652 mil buscas, “Anora” somou 502 mil, “Conclave” registrou 454 mil, “A Complete Unknown” acumulou 229 mil, “The Brutalist” obteve 250 mil, “Emilia Pérez” contou com 87 mil, “Nickel Boys” teve 25 mil e “I’m Still Here” atingiu 12 mil. Contudo, a versão em português do título, “Ainda Estou Aqui”, foi responsável por 373 mil pesquisas.
Leia + sobre Famosos, artes e música
O caminho até o Oscar passa por diversas premiações que ajudam a definir os favoritos. Por exemplo, “Anora” foi o grande vencedor da Palma de Ouro na 77ª edição do Festival de Cannes. “O Brutalista” destacou-se no Globo de Ouro, ganhando como Melhor Filme de Drama, Melhor Ator de Drama (Adrien Brody) e Melhor Direção (Brady Corbet).
No mesmo evento, Demi Moore conquistou o prêmio de Melhor Atriz em Comédia ou Musical por “A Substância”, que também triunfou como Melhor Roteiro em Cannes.
Por sua vez, “Emilia Pérez” foi reconhecido no Globo de Ouro como Melhor Filme em Língua Não Inglesa, Melhor Canção Original, Melhor Atriz Coadjuvante em Filme Musical ou Comédia e Melhor Filme Musical ou Comédia. Além disso, “Conclave” levou o prêmio de Melhor Roteiro, com Peter Straughan, enquanto Fernanda Torres foi contemplada como Melhor Atriz de Drama por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”.
Com o advento da mais esperada premiação da sétima arte, muitas pessoas se deslocam até o cinema mais próximos para prestigiar e conhecer os indicados. Para alguns filmes, que possuem uma divulgação um tanto mais restrita, o streaming também é uma opção muito popular.
Ainda, tem se popularizado, cada vez mais, o uso de alguns aparatos tecnológicos, como TVs de alta definição, caixa de som amplificada, ou até mesmo os famigerados sistemas de projeção para replicar, dentro do possível, a experiência do cinema em casa.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP