Como anfitrião, o prefeito Leitinho Schooder participou na segunda-feira
(22/01) da celebração do aniversário de 15 anos de fundação do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas). O prefeito de Nova Odessa destacou as conquistas da instituição no período, bem como seu legado de ações que visam a preservação ambiental da região, com o aumento da Coleta Seletiva e a luta pelo fim da destinação final do lixo para aterros sanitários.
Leia + sobre política regional
Participaram do encontro, na sede do Consórcio na Rua Independência, os prefeitos de Elias Fausto (e presidente do Consimares), Maurício Baroni, de Sumaré, Luiz Alfredo Dalben, e de Monte Mor, Edivaldo Brischi, além de vereadores, secretários, técnicos – entre eles, Mimo Ravagnani, e Fábio Orsi, secretário do Consimares – e o responsável pelas Relações Institucionais da multinacional (e parceira) Ambipar, Geraldo Virgínio.
Foram destacadas as quatro principais iniciativas do órgão – incluindo a viabilização econômica e o licenciamento da construção da futura Central de Tratamento de Resíduos (a “Usina de Lixo”) em área de Nova Odessa. Já com licença prévia da Cetesb, será a primeira do gênero na América Latina, um projeto do Consimares junto à iniciativa privada que prevê investimentos de R$ 500 milhões. O empreendimento tem apoio dos Governos Estadual e Federal.
“Eu era vereador quando o Consórcio foi criado, em 2009. Hoje, sou prefeito quando ele completa 15 anos de trabalhos. Quero parabenizar todos que ajudaram a fazer esse belíssimo trabalho. Agora temos um novo parceiro, a Ambipar, que vem fortalecer o time. Estivemos em Brasília conversando com o ministro das Minas e Energia e vamos construir, aqui em Nova Odessa, a Usina de Processamento do Lixo – olha a importância do Consimares para nossa região”, afirmou o prefeito Leitinho.
“Quero agradecer a presença de todos. Todas as cidades são extremamente importantes para o Consimares – inclusive a sede, Nova Odessa. É um momento marcante. Há toda uma história para chegarmos a esses 15 anos. É um legado muito grande, o Consórcio teve uma evolução muito significativa, principalmente nos últimos três anos. Parabenizo e agradeço os técnicos das prefeituras, o Mimo e o Fábio, pelo trabalho feito”, acrescentou Maurício Baroni.
O Consimares foi instituído em 2009 com foco na gestão integrada de resíduos sólidos urbanos entre as cidades consorciadas. Tem desenvolvido trabalhos e ações em busca de novas tecnologias para destinação dos resíduos gerados pelos municípios, sendo um importante aliado na preservação do Meio Ambiente.
Dentre suas missões, estão a identificação das deficiências e potencialidades dos sistemas de limpeza urbana, coleta seletiva, coleta de lixo doméstico, hospitalar, de saneamento básico e de construção civil, sempre visando a destinação correta e sustentável dos resíduos.
Atualmente as cidades de Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor, Sumaré e Santa Bárbara d’Oeste integram o Consimares, num total de 910.885 habitantes, com uma geração estimada de 700 toneladas de resíduos sólidos domiciliares por dia. A sede do Consimares está em uma sala comercial na Rua Independência, nº 637, no Centro da cidade, próxima à Prefeitura.
PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP