Final de ano chegou e com ele o Verão, a estação mais esperada do ano para quem gosta de diversão, calor e férias.
Muitos cuidados são necessários, uma vez que, nesta época, os raios ultravioletas são mais fortes e podem ser prejudiciais à saúde. No geral, a população toma cuidado com a pele, passando protetores solar e hidratantes, porém não se atentam aos olhos, que também sofrem muito com a exposição ao sol.
Os riscos de doenças aumentam, podem ser queimaduras, infecções e irritação na córnea. O problema pode se agravar quando não é usado o óculos de sol, geralmente, quem tem alguma falha na visão e precisa usar óculos de grau ou lentes, não se atenta aos cuidados necessários e sofre consequências negativas.
???Em dias claros, quando os níveis dos raios ultravioletas se elevam, é muito importante utilizar óculos de sol para proteger os olhos, muitas pessoas não se atentam a isso. Os pacientes costumam reclamar de fotofobia, que é quando a pessoa não consegue olhar diretamente para a luz, geralmente são os míopes e pessoas de peles mais claras que sofrem com este problema???, explica Renato Leça, professor oftalmologista na Faculdade de Medicina do ABC.
Uma dúvida recorrente que chega até as óticas é sobre a possibilidade de colocar grau no óculos de sol, é totalmente viável fazer essa aplicação, mas é necessário tomar alguns cuidados, principalmente com o tipo de armação que será escolhido.
O sócio- diretor da ótica Santo Grau, Ricardo Aggio, frisa a importância de ter um profissional para acompanhar este procedimento. ????? necessário ter um ótico de confiança para escolher qual é armação mais adequada para cada rosto, porque o tamanho influencia na espessura e na qualidade de visão do óculos. ?? preciso também escolher lentes que permitam fazer a coloração, é possível fazer a polarização das mesmas, o que permite, por exemplo, que a pessoa não sofra com as mudanças bruscas de luz???, explica Ricardo.
Qualquer pessoa, mesmo que tenha a graduação mais elevada, pode fazer essa adaptação no óculos de sol. Este processo deve ser feito em laboratórios especializados mediante a receita do oftalmologista.