Um aplicativo tem mudado a vida de centenas de alunos da ETECs (Escolas Técnicas Estadual) “Trajano Camargo” de Limeira. Há cerca de seis meses, o ClassApp- uma ferramenta especializada em comunicação escolar, desenvolvida por uma jovem empresa também de Limeira-, vem transformando o diálogo e aproximando os colégios técnicos, dos estudantes e de seus familiares. A aposta é que essa aproximação possa ter impacto direto na redução da evasão escolar.
Com objetivo de trazer a praticidade da comunicação móvel para promover uma maior participação dos pais na vida acadêmica dos seus filhos e de permitir o compartilhamento de conteúdo entre alunos e professores, a ferramenta chegou às ETECs por meio de um convênio com o Governo do Estado de São Paulo. O acordo, que hoje beneficia cerca de 10 mil alunos do Centro Paula Souza, surgiu depois que o ClassApp foi escolhida como uma das vencedores do Programa Pitch Gov- concurso promovido pelo Governo em parceria com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) que selecionou propostas inovadoras para resolver desafios da administração pública. Na ocasião, o Centro Paula Souza elencou a comunicação escolar como um dos seus desafios- dificuldade que vem sendo solucionada pelo aplicativo.
Além de possibilitar um maior engajamento dos estudantes e das famílias, a ferramenta também está sendo usada para divulgar oportunidades de emprego para os alunos que estão concluindo os estudos.
Sobre o ClassApp
Segundo Vahid Sherafat, CEO e Co-Fundador do aplicativo-, o ClassApp cria uma rede de comunicação privada, exclusiva e totalmente gerenciável para as escolas. O funcionamento é simples e intuitivo, similar ao “WhatsApp”, mas totalmente adaptado para atender as demandas de uma instituição de ensino. A ferramenta é multicanal e possuí um sistema inteligente, capaz de medir a visibilidade da comunicação (ou seja, saber quem leu cada mensagem).
Através do aplicativo, as escolas podem compartilhar, em tempo real, tanto comunicados gerais (como eventos e reuniões), como mensagens específicas de cada aluno ou turma e enviá-las diretamente aos pais, estudantes, professores ou equipe. Da mesma forma, as famílias também podem interagir com qualquer departamento da escola através da ferramenta. “Potencialmente, o aplicativo permite abolir o envio de bilhetes de papel, o que representa economia relevante de tempo e de recursos naturais”, explica.