A Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano de Americana tem mantido uma parceria com o Senac e enviado adolescentes em liberdade assistida para a escola a fim de que participem das atividades e, consequentemente, sejam recuperados e reinseridos na sociedade.
A princípio foi oferecida uma ação lúdica com foco no graffiti. Por meio de sensibilização e da convivência, os participantes resgatam valores éticos e a importância do cumprimento de regras para o convívio em sociedade. A parceria complementa as ações já desenvolvidas pela equipe técnica da secretaria.
Entre os serviços socioassistenciais oferecidos pela secretaria estão o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade(PSC), que são oferecidos pelo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e tem por finalidade o acompanhamento dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de meio aberto (LA e PSC), aplicadas pelo Poder Judiciário.
Os objetivos são realizar acompanhamento social a adolescentes durante o cumprimento de medida socioeducativa e inseri-los em outros serviços e programas socioassistenciais; contribuir para o estabelecimento da autoconfiança e a capacidade de reflexão sobre as possibilidades de construção de autonomias; possibilitar acessos e oportunidades para a ampliação do universo informacional e cultural e o desenvolvimento de habilidades e competências; e fortalecer a convivência familiar e comunitária.
As aulas ocorrem no SENAC às segundas e quartas-feiras, com duas horas de duração. E os cursos contratados foram graffiti e Arte pela Paz; oficinas para o desenvolvimento pessoal e trabalho; Expressando Valores; Preparação para o mercado de trabalho; O jovem digital e o mercado de trabalho e Projeto ??? Família em Ação.
O projeto teve início em fevereiro, pelo graffiti, e vai até dezembro. As turmas são formadas por até 20 adolescentes.
Pelo projeto graffiti e a Arte Pela Paz, os adolescentes aprenderam a elaborar um painel utilizando várias técnicas do graffiti. A atividade propiciou o desenvolvimento de uma visão crítica da comunidade e do grupo ao qual ele pertence, buscando o autoconhecimento e construindo sentimento de pertencimento e de valorização da convivência e tolerância às diferenças. O programa incluiu a história do graffiti e suas vertentes, influência do graffiti no cenário contemporâneo, inclusão social e exercício da cidadania, ética e cidadania: espaço público e espaço privado, convivência e diversidade, criatividade na expressão individual e coletiva, atitudes seguras na arte de grafitar, desenvolvimento dos projetos do graffiti e, por fim, uma atividade prática com a execução do graffiti em muro ou parede.
De acordo com o secretário de Ação Social e Desenvolvimento Humano, Walter Veneciano, a parceria com o SENAC vai ao encontro da demanda apresentada pela equipe técnica das Medidas Socioeducativas, que acompanha estes adolescentes e elabora com eles e seus familiares um plano individual de atendimento, considerando as especificidades da adolescência.